Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Operação Espanta Lobos da Polícia Federal chega a Espigão do Oeste, RO no fim de semana

Pelo menos 20 agentes da PF, especialistas em explosivos e agentes do IBAMA, participaram das ações contra os madeireiros. Não há registro de presos.



- Advertisement -
Uma ponte foi destruída no rio Roosevelt

O fim de semana voltou a ser tenso, na região do Parque Aripuanã e Reserva Roosevelt, em Espigão do Oeste, RO. Pelo menos 20 agentes federais acompanharam servidores do IBAMA, durante a execução da Operação Espanta Lobos, que chegou no dia 1º de abril – sábado –, se estendendo pelo domingo, 2 de abril, destruindo pelo menos uma ponte, que foi reconstruída ilegalmente, após ter sido destruída em 2020 e 2022.

 De acordo com a Polícia Federal, a ponte é fruto do investimento de madeireiros para escoar a produção de toras retirada de forma ilegal das reservas.

A ponte já teria sido destruída e reconstruída vária vezes

Os federais enfatizaram a condição financeira dos envolvidos na reconstrução das pontes, citando também a reabertura de estradas, o grande poder aquisitivo necessário, para desenvolver a estrutura encontrada pelas autoridades federais.

A direção da PF admitiu que está realizando o monitoramento da região, inclusive o monitoramento de áreas por meio de satélite. A decisão teria sido proferida pela Subseção da Justiça Federal em Vilhena, RO.

Várias outras ações, além da operação que faz alusão a uma espécie de vegetação nativa que é tida por invasora, outras ações da Polícia Federal e órgãos ambientais estão sendo deflagradas, a fim de combater os crimes ambientais na região.

De acordo com a Delegacia da Polícia Federal em Vilhena, neste momento estão em execução as Operações Enganos, Aferro, Caronte, além de diversas outras atividades, buscando cessar as atividades dos madeireiros na região.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼