Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Operação Detalhe reverbera forte em Cacoal após manutenção de condenações e penas pelo Tribunal de Justiça nesta semana

Repercutiu muito na cidade, especialmente após nome do presidente da câmara Valdomiro Corá, ter sido mencionado. “Condenado e inelegível”.



- Advertisement -
Desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia durante decisão que mantém condenações. Vale lembra que cabe recurso.

Na última quinta-feira, 9 de maio, a notícia da manutenção de condenações e penas dos envolvidos em atos de corrupção, no mandado do ex-prefeito Padre Franco (PT) em 2015, reverberou alto em todo o estado, com ênfase para o município de Cacoal (RO).

A Operação Detalhes realizada pela Polícia Civil e o Ministério Público de Rondônia, chegou a então chefe de gabinete de Padre Franco, Maria Ivanir. Ela foi condenada a vinte quatro anos, onze meses e oito dias de cadeia em regime fechado e nesta semana teve a condenação mantida, após recorrer da sentença. Não há informações sobre manifestações da defesa.

Outro que teve condenação altíssima, foi o ex-presidente da câmara de vereadores, Paty Paulista. Ele terá de cumprir vinte e três anos, dez meses e quinze dias de prisão em regime fechado. Ainda é esperada a declaração de Paty e/ou da sua assessoria.

Os citados e que tiveram condenações mantidas pelos Desembargadores não param nos dois principais integrantes do que a Justiça chamou de Organização Criminosa. O Procurador do Município de Cacoal, que faz parte do quadro efetivo, Marcelo Vagner Penna também teria sido condenado a prisão.

Valdomiro Corá, atual presidente da Câmara de Vereadores de Cacoal

Ainda conforme a repercussão da informação, o atual presidente da casa de leis municipal Valdomiro Corá, também teria sido condenado por participação na organização. Ele foi preso a época em um ônibus no Terminal Rodoviária de Pimenta Bueno (RO), supostamente tentando uma fuga, após início da Operação Detalhe.

Com a decisão dos Desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), o atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal Valdomiro Corá (MDB), está impedido de concorrer a cargos eletivos pelos próximos oito anos.

A assessoria e/ou o vereador ainda não sem manifestou sobre as ultimas notícias. Ele estaria em viagem para o Cone Sul do Estado. Vale lembrar que, ainda cabe recurso da defesa dos condenados.

Um empresário do ramo imobiliário no município também teria sido condenado por participar ou integrar a organização. Ele ficaria oito meses na cadeia, mas fez acordo de delação e teve a pena reduzida em dois terços.

Outros envolvidos foram condenados em penas que variam de dois a sete anos de prisão. Conforme a Justiça, este foi o maior esquema de corrupção na história do município.

Políticos, empresários, agentes públicos, se juntaram para lesar o erário, resultando em uma organização criminosa de corrupção ativa, passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Todos os condenados perderam as suas funções e cargos públicos, além de estarem inelegíveis e impedidos de contratar com o poder público.

Mais informações a qualquer momento…

Assista ao vídeo abaixo:

Leia Mais

Justiça Federal absolve três suspeitos de envolvimento com atos de corrupção na prefeitura de Cacoal, RO

Justiça de Rondônia mantém condenação de acusados por matar sargento da PM



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼