Sexta-feira, 18 de outubro de 2024 - Email: [email protected]




Operação Aerogold, Policia Federal desarticula organização especializada em vendas de minérios



- Advertisement -

A operação da PF teve como alvo uma organização criminosa que extraía ouro de forma ilegal nos rios dos estados de Rondônia e Amazonas. Segundo a policia foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão, sendo duas prisões preventivas e 16 prisões temporárias em Rondônia, Amazonas, Acre, Pará, Mato Grosso e São Paulo. Também foi ordenado que houvesse o bloqueio de R$ 5,5 bilhões das contas dos investigados.

As investigações começaram em 2020 quando a PF interceptou um avião proveniente da Cidade de Japurá/AM chegaria em Porto Velho transportando ouro ilegal. Naquela oportunidade, foram apreendidos três quilos de referido minério e lavrado o devido flagrante.

Também foram flagradas várias empresas de fachada, cujo o único objetivo era esquentar o dinheiro ilícito proveniente do garimpo ilegal retirado de regiões protegidas da Floresta Amazônica.

Os crimes investigados são de integrar organização criminosa, executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a autorização permissão, concessão ou licença obtida; usurpação de bens da União, sonegação fiscal e, também, lavagem de dinheiro, as penas somadas podem chegar a 26 anos de prisão.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼