O destaque da previsão do tempo ainda segue com a atuação da intensa onda de calor no Brasil central. O fenômeno vem trazendo condições de temperaturas perto ou acima dos 40°C em diversos pontos do Centro-Oeste e Sudeste do país. Especialmente no centro-oeste, a condição é crítica, uma vez que, parte das lavouras de soja estão passando pelo estádio de florescimento.
Essas temperaturas mais elevadas e os baixos índices de umidade que estão previstos, podem comprometer o potencial produtivo das lavouras. Apesar dessa condição de tempo seco em grande parte do país, áreas do extremo sul e oeste da região norte, devem registrar chuvas localmente fortes. Com a ressalva da grande irregularidade das precipitações, mesmo em pequenas áreas.
Veja o mapa e a previsão regional
Região Norte: Chuvas aumentam no Amazonas, mas tempo continua seco no Tocantins
As instabilidades tropicais devem continuar ativas sobre a região e ganharem força sobre o Amazonas. As projeções indicam chuvas variando entre 25 e 40 mm de maneira pontual e isolada. Já no leste da região, como no Tocantins, o predomínio é do tempo mais seco, influenciado pela intensa massa de ar quente e seco que está atuando sobre o Brasil central.