O engenheiro agrônomo, Airton Lange, encontrou dados sobre a qualidade das sensações, identificando quatro atributos fundamentais. Lange enfatizou que a genética é o primeiro investimento crucial, destacando as inovações das empresas de melhoramento nos últimos anos.
Lange elencou os quatro atributos principais para as sementes ideais: genética robusta, pureza física e fisiológica, além da pureza sanitária. Ele destacou a importância de cultivares com bom rendimento, resistência a doenças e insetos, enquanto a pureza física e fisiológica garantem o desempenho e desenvolvimento adequado da semente.
O engenheiro ressaltou as práticas de controle de qualidade ao longo do processo de produção, desde o plantio até a colheita. Ele explicou a necessidade de um responsável técnico, vistorias regulares e o cumprimento das diretrizes do Ministério da Agricultura. Lange detalhou a importância da genética na fase de concentração, observando a erradicação de misturas varietais.
Ao abordar o período pós-colheita, Lange enfatizou a utilização de máquinas modernas e técnicas de beneficiamento avançadas para preservar a integridade da semente.
A entrevista destacou a fase de armazenamento e os rigorosos controles de qualidade, com testes frequentes de germinação e envelhecimento acelerado. Lange enfatizou que seguir esses atributos resultará em padrões de trabalho exclusivos e alcançará altas expectativas de produtividade dos agricultores.