- Advertisement -
O que acontece com seu corpo se você comer salada todos os dias? –
A salada é um prato muito versátil. Pode ser consumida como acompanhamento ou como prato principal, e há opções de ingredientes suficientes para agradar a todos os gostos. A maioria das saladas consiste em uma base de vegetais, mas às vezes frutas, nozes, sementes, croutons e fontes de proteína são adicionadas à mistura.
De fato, uma salada pode ser uma ótima refeição balanceada, mas seria um alimento para se consumir todos os dias e em todas as refeições? Aliás, o que acontece com seu corpo se você fizer isso? Clique na galeria a seguir para descobrir os prós e contras (incluindo riscos) dessa dieta saudável, porém, restritiva!
Conta para suas cinco porções diárias – Muitas diretrizes alimentares recomendam comer cinco porções de frutas e vegetais por dia. Isso é, claro, mais fácil dizer do que fazer. De acordo com um relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, apenas um em cada dez americanos realmente faz isso.
Pode reduzir o risco de doenças crônicas – Supondo que seja uma salada rica em vegetais, você se beneficiará de todos os antioxidantes, vitaminas e minerais. Por sua vez, isso pode ajudar a reduzir seu risco de doenças crônicas.
Pode retardar o declínio cognitivo – Adicione folhas verdes à sua salada, e sua função cerebral irá demorar para declinar. Pelo menos é o que um estudo prospectivo de 2018 chamado ‘Nutrientes e bioativos em vegetais de folhas verdes e declínio cognitivo’ descobriu.
É bom para o seu sistema digestivo – Muitos vegetais e frutas são ricos em fibras, o que ajuda nos movimentos intestinais. Isso levará a uma melhor digestão e fezes mais firmes.
Pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue controlados – Fibras nas frutas e vegetais da sua salada podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. A proporção de verduras nas saladas deve ser maior, no entanto, pois algumas frutas podem causar um pico nos níveis de açúcar.
A salada traz saciedade e faz bem para o seu coração – Já mencionamos anteriormente como as vitaminas e minerais em saladas podem beneficiar a saúde do seu coração. O mesmo se aplica à fibra contida nelas, que faz você se sentir satisfeito. Isso se traduz em comer menos calorias e, consequentemente, manter um peso corporal mais saudável.
Pode ser uma fonte de gorduras saudáveis – Consumir gordura é essencial por uma série de razões, incluindo a absorção de vitaminas lipossolúveis. Isso significa que adicionar gorduras saudáveis à sua salada (por exemplo, azeite de oliva extravirgem) é uma maneira de garantir que todas as vitaminas em seus vegetais e frutas sejam absorvidas adequadamente.
Pode ser uma fonte de gorduras saudáveis – Alternativamente, você pode adicionar fontes de gordura à sua salada, como abacates, nozes ou sementes. Consumir gorduras insaturadas pode ajudar a diminuir o risco de derrame e doença cardíaca.
As nozes e sementes na sua salada podem ser muito boas para você – Elas não só proporcionarão os benefícios mencionados acima, mas também podem ajudar a controlar a saciedade e aumentar a termogênese (produção de calor).
Você pode perder peso – Se você começar a introduzir saladas diariamente na sua dieta, não estará comendo outras coisas. Isso pode às vezes significar que você acabará em um déficit calórico e acabará perdendo peso.
Pode levar a dietas ioiô – Comer salada todo dia pode não ser sustentável a longo prazo. Isso pode levar a dietas ioiô, que, de acordo com a nutricionista Wendy Lopez, “leva a ciclos de peso, o que pode contribuir para inflamação crônica, resistência à insulina e doenças cardiovasculares”.
Você pode perder alguns nutrientes – Se você come apenas salada todos os dias, pode estar perdendo alguns nutrientes da sua dieta.
Pode ser caro – Comer salada todo dia pode não ser acessível para todos. Comer muitas frutas e vegetais todo dia pode ser algo caro.
Leva tempo para prepará-las – Se você preparar saladas do zero, terá que comprar produtos frescos, preparar os vegetais (e tudo mais), lavá-los e cortá-los. Se você tem pouco tempo para ir ao mercado e uma agenda apertada para preparar as refeições, pode não ser a melhor opção.
Você pode estar perdendo carboidratos – Você pode obter carboidratos de verduras (geralmente complexos) e de frutas (geralmente simples), mas dependendo de suas necessidades energéticas, você pode se beneficiar do consumo de carboidratos extras.
Uma salada por dia é melhor do que apenas salada em todas as refeições – Se você vai experimentar consumir salada todos os dias, certifique-se de não comer somente salada em todas refeições.
Pode causar azia – Alguns dos ingredientes encontrados no seu molho de salada comum podem causar azia. Isso pode incluir tomate, cebola, limão e creme de leite.
Pode causar inchaço e gases – Alguns vegetais contêm fibras insolúveis (aquelas que não são digeridas). Consumir muito delas pode levar a inchaço e gases.
Pode ajudar você a construir músculos – Saladas não precisam ser chatas e pobres em proteína. Na verdade, elas podem ser o oposto de sem graça. É tudo uma questão de experimentar fontes de proteína.
Você pode descobrir uma intolerância alimentar – Alguns alimentos são ricos em histaminas e podem desencadear sintomas de intolerância. Você pode encontrar alguns deles em saladas e molhos. Estamos falando de queijos envelhecidos, vinagre e frutas cítricas, entre outros.
Pode interferir com medicamentos para coagulação do sangue – Se você toma remédios para afinar o sangue, tome cuidado com vegetais ricos em vitamina K. Eles incluem alface, repolho, espinafre e especialmente couve. Eles interferem com a medicação.
Pode alterar o seu xixi – Se você gosta de adicionar aspargos à sua salada, você pode sentir uma mudança no cheiro do seu xixi na próxima vez que for ao banheiro. Isso ocorre porque o ácido asparagusico pode alterar o odor. Outros alimentos que podem ter um efeito semelhante incluem cebola e alho.
Pode colocá-lo em maior risco de E. coli – Se você pegar salada embalada, pode aumentar o risco de exposição à bactéria E. coli. Isso é especialmente verdadeiro quando consumimos saladas pré-lavadas. O risco é maior porque, diferentemente de outros alimentos, as saladas não são cozidas, então as bactérias podem sobreviver facilmente. Fontes: (Health Digest) (Centers for Disease Control and Prevention) (American Heart Association) (Neurology) Leia também: O que é a infecção por E.coli, diagnosticada em atletas olímpicos?