Esta semana, o PodNews trás uma entrevista com Jão Paulo Pichek, atual presidente da Câmara de Vereadores de Cacoal e candidato a Deputado Federal pelo Republicanos.
De família tradicional, que reside há 48 anos em Cacoal, João relembrou as dificuldades que enfrentaram para realizar a ação de doar o terreno onde hoje está instalado o hospital São Daniel Comboni e que de fato marcou a história da família Pichek.
Tendo seu primeiro mandatado de vereador de Cacoal como suplente por poucos dias e o segundo com uma votação muito expressiva, João Paulo foi eleito presidente da câmara com unanimidade de votos e criou a comissão de ética na casa de leis, que segundo ele, foi para dar mais credibilidade, transparência e firmeza nas ações dos vereadores.
“Qualquer ato que um colega vereador fizer, ele pode ser penalizado por essa comissão. Depois que criei essa comissão de ética, graças a Deus não aconteceu mais nenhum escândalo”, afirmou o vereador.
Ainda segundo João, quando ele assumiu a presidência da casa de leis, o clima era pesado e aos poucos conseguiu instaurar um clima harmonioso no local.
Quando questionado pelo apresentador João Aran, sobre a relação que estabeleceu entre o poder legislativo e executivo, o candidato a deputado a definiu como “harmonioza, mas independente”.
“Se eu coloquei mais de 300 projetos para realmente serem discutidos em um único ano, é porque eu realmente penso em prol da população Cacoalense e quem ganha com isso não sou eu nem muito menos o prefeito…o prefeito não é obrigado a concordar com tudo que eu penso e nem eu a concordar com tudo que ele pensa, afirmou João, relembrando a situação onde teve seu último projeto que visa a redução da alíquota de algumas unidades de saúde de 5 para 2%, vetado pelo prefeito.
Com uma boa análise do governo de Marcos Rocha, que segundo ele, foi prejudicado pela pandemia, João falou ainda sobre o que pensa da atitude do prefeito Afailto Fúria em lançar sua esposa na carreira política e ” alavancar” a carreira do vice, Cássio Góis.
A entrevista completa vicê confere no canal do Segundo News no YouTube, através do video abaixo: