Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Nutricionistas apontam 7 frutas que podem irritar o estômago

Pessoas com gastrite, úlcera ou refluxo gastroesofágico devem evitar certas frutas, pois elas podem causar irritação e desconforto estomacal



- Advertisement -
Nutricionistas apontam 7 frutas que podem irritar o estômago

Ricas em nutrientes e vitaminas, as frutas são frequentemente associadas a uma alimentação saudável. No entanto, algumas variedades podem irritar o estômago caso a pessoa tenha pré-disposição a problemas estomacais.

A nutricionista Letícia Vieira, do Centro Clínico Mantevida, em Brasília, explica que a acidez das frutas, especialmente das cítricas, pode aumentar a produção de ácido gástrico no estômago.

“O consumo pode irritar o revestimento do estômago, especialmente em pessoas com condições como gastrite, úlcera ou refluxo gastresofágico, causando queimação, dor e desconforto”, esclarece a especialista.

Ela destaca que, além da acidez, outras substâncias presentes nas frutas podem atrapalhar o sistema digestivo. As fibras insolúveis, encontradas em morangos e kiwis, por exemplo, podem ser difíceis de digerir, resultando em inchaço e mal-estar.

“Enzimas proteolíticas, como a bromelina no abacaxi, têm o potencial de irritar a mucosa gástrica. Além disso, açúcares fermentáveis, como a frutose, podem causar desconforto em pessoas com sensibilidade”, completa.

Como diminuir a acidez das frutas?

Segundo a nutricionista Letícia, cozinhar ou assar as frutas pode diminuir a acidez e a concentração de compostos irritantes. Consumir esses alimentos com iogurte ou leite, que são alcalinos, também ajuda a neutralizar a acidez.

A nutricionista Thays Pomini, de São Paulo, acrescenta que diluir sucos ácidos, como o de laranja e o de tangerina, em água reduz a acidez, tornando-os menos agressivos ao estômago.

A profissional também sugere que consumir frutas ácidas junto com alimentos ricos em fibras ou proteínas ajuda a amortecer o impacto ácido no estômago.

“Cozinhar frutas como abacaxi ou tomate pode diminuir a acidez, tornando-as mais toleráveis para estômagos sensíveis. Além disso, frutas ácidas são melhor toleradas quando não consumidas em jejum, já que o estômago está mais preparado para lidar com a acidez após uma refeição”, explica a especialista.

Algumas frutas devem ficar distantes de quem sofre gastrite. A acidez deles pode piorar a lesão gástrica e ocasionar dor ao indivíduo

Confira as 7 frutas que podem irritar o estômago:

  • Limão e laranja: Ricas em ácido cítrico, essas frutas são altamente ácidas e podem irritar a mucosa gástrica, especialmente em pessoas com sensibilidade;
  • Abacaxi: Além da acidez, o abacaxi contém bromelina, uma enzima proteolítica que pode causar sensação de queimação em estômagos sensíveis;
  • Kiwi: Devido a acidez, o kiwi pode ser irritante para algumas pessoas;
  • Morango: Possui ácido salicílico, que pode causar desconforto em pessoas com estômago sensível;
  • Maracujá: Também ácido, pode desencadear desconforto em pessoas que já possuem problemas gástricos, como refluxo;
  • Manga verde: Quando não está madura, a manga é mais ácida e pode ser irritante para o estômago.


Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼