A nutrição esportiva adequada é essencial para o bom desempenho do ciclista. Quando o assunto é alto rendimento, o atleta — seja ele amador ou profissional — deve se atentar a fatores como hidratação, refeições e composição corporal.
Consumir carboidratos em quantidade suficiente ao longo do dia ajuda as proteínas a desempenharem a sua função principal: reparar e reconstruir o tecido muscular.
“O carboidrato é a principal fonte de combustível para os músculos durante o exercício intenso. Portanto, consumi-los antes de um treino ou jogo contribui para o bom desempenho e para os níveis de energia, uma vez que ajuda a retardar a fadiga”, afirma Dana Ryan, a diretora de Performance Esportiva, Nutrição e Educação da Herbalife.
As proteínas ajudam a saciar a fome, construir e reparar o tecido muscular, manter a massa muscular magra e fornecer energia. A quantidade proteica diária e o momento da ingestão impacta, no desempenho em termos de otimizar a recuperação muscular.
Carnes magras, ovos, queijo, iogurte e leite desnatado são as principais opções.
Suplementos nutricionais
“As estratégias de nutrição esportiva adaptadas às necessidades individuais de cada pessoa visam fornecer as ferramentas necessárias para fazer escolhas conscientes e bem planejadas, o que otimizam o desempenho esportivo no treinamento e nas competições. Por isso, lembre-se de consultar um profissional de saúde para ajudar a planejar sua alimentação de acordo com suas necessidades e objetivos”, comentou a especialista.
A importância da hidratação
“As bebidas esportivas são ótimas opções para treinos de longa duração, pois por meio do suor são perdidos eletrólitos como o sódio, que devem ser repostos”, concluiu Dana Ryan.