No inverno, muita coisa muda na vida das pessoas, como as roupas que elas vestem ou mesmo os tipos de passeios que escolhem fazer. Mas você sabia que a alimentação também deve ser adaptada nesse momento de frio? Isso mesmo, é necessário pensar bem nos alimentos que você vai escolher para sua dieta durante a estação mais fria do ano.
Uma das questões que precisam de atenção é a fome maior que a maioria das pessoas sentem no inverno. O corpo realmente precisa de mais alimento nesse período, entretanto, é preciso equilíbrio.
“É essencial balancear a alimentação com o nível de atividade física, que geralmente diminui nessa estação. Isso pode levar ao ganho de peso, devido ao consumo excessivo de carboidratos, especialmente os simples, como massas, molhos, queijos e chocolates quentes”, explica a nutricionista Andressa Oliveira.
A seguir, entenda quais alimentos são os melhores para o inverno e como deve ser a dieta no período, segundo a especialista:
Frutas e alimentos da época
Andressa explica que as frutas e outros alimentos da época são ótimas escolhas e alguns dos melhores para o inverno. No caso das frutas, aposte em kiwi, laranja, tangerina e pokan.
Já as verduras que se adaptam melhor ao inverno incluem cheiro verde, couve, escarola e espinafre. Entre os tubérculos, estão batata, batata-doce, inhame e mandioca.
Não deixar de lado as verduras
Apesar de verduras muito gostosas, como as mencionadas anteriormente, serem típicas do inverno, muitas pessoas comem menos desses alimentos no período, especialmente na forma crua, o que é ruim.
“Se não gostar de verduras cruas, tente consumi-las refogadas, mas deixe o menor tempo possível no processo de cocção para preservar os nutrientes”, orienta Andressa.
Alimentos com vitaminas C
De acordo com a profissional, alimentos ricos em vitamina C são alguns dos melhores para o inverno, já que melhoram a imunidade. “Nessa estação, as pessoas ficam mais suscetíveis a gripes e resfriados, por isso é recomendado o aumento do consumo de alimentos que fortalecem a imunidade, como frutas cítricas e vegetais ricos em vitamina C”, diz.
Hidratação
Além da alimentação, durante o inverno, deve-se prestar atenção especial à hidratação, pois a tendência do dia a dia da maioria das pessoas é reduzir o consumo de água em dias mais frios. Muitos, inclusive, substituem isso por bebidas quentes – como café, chá mate, chá preto ou chá verde – que não têm o mesmo potencial de hidratação.
E o que evitar?
A nutricionista orienta que os alimentos gelados devem ser evitados, especialmente quando estiver em ambientes externos, pois eles podem reduzir a temperatura corporal e dificultar a regulação do calor do corpo.
“Durante o inverno, procure consumir alimentos quentes, como sopas, mas fique atento aos molhos e queijos, que podem ser altamente gordurosos e calóricos. Prefira sopas à base de legumes e vegetais, e opte por temperos naturais para realçar o sabor sem adicionar calorias extras”, finaliza Andressa.