Na manhã desta quarta-feira, dia 07 de dezembro, ocorreu mais uma sessão legislativa na Câmara Municipal de Cacoal para eleger o presidente da Mesa Diretora e apenas seis vereadores marcaram presença, impedindo, assim, a definição do processo eleitoral.
Diante da situação, uma nova sessão deverá ser marcada para os próximos dias. Conforme prevê o artigo 9°, a Mesa da Câmara compõe-se dos cargos de Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário e Terceiro Secretário, com mandato de 2 (dois) anos, algo que não consta em nenhuma das chapas em disputa.
MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Várias entidades civis do município têm emitido nota em que pedem aos vereadores compromisso com a ética pública. Essas notas, obviamente, não informam qual dos dois candidatos essas entidades preferem, mas dão pistas ao exigir que eles evitem votar em quem tenha sofrido alguma condenação, mesmo que em fase na qual ainda caiba recurso.
Dentre as entidades que se manifestaram em relação às eleições estão a Abrasel, a ACIC e a UMAM, representando, respectivamente o setor de bares e restaurantes, os empresários, e a população em geral, representada nesse caso pelas associações de moradores.