A costelinha de Tambaqui de Rondônia, recentemente premiada nos Estados Unidos como melhor novo produto de foodservice, voltou a encantar os paladares esta semana. Desta vez foi na Anufood, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do país, realizada no Anhembi em São Paulo, de 11 a 13 de abril. Visitantes de várias regiões do Brasil e do mundo puderam apreciar todo o sabor do peixe nativo mais consumido do país.
A degustação do Tambaqui foi organizada pela Acripar, Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia, com apoio do Sebrae e do Governo do Estado. A apresentação foi feita no estande da Invest Rondônia, coordenadoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sedec, responsável pela promoção de produtos locais para exportação. Além do peixe rondoniense, o espaço também mostrou produtos como café, açaí e castanha.
A busca por novos mercados para o Tambaqui produzido em Rondônia é uma constante na relação entre Sebrae a Acripar. Há pelo menos cinco anos as duas entidades mantêm projetos conjuntos de melhoria da qualidade do manejo da piscicultura, produtividade e controles gerenciais através de consultorias técnicas. Também foram protagonistas dos maiores movimentos da piscicultura brasileira recente, a exemplo do Festival Nacional do Tambaqui.
“Ver um produto originalmente brasileiro como a costelinha do Tambaqui de Rondônia sendo premiado nos EUA e tendo essa repercussão especial no maior centro de negócios do país é de fato a coroação de todo um trabalho que une esforços mútuos. Produtores, entidades, poder público, todos estão buscando aumentar a venda desse pescado para gerar renda e trabalho para nosso estado”, explicou Alessandro Crispim Macedo, diretor técnico do Sebrae Rondônia.
Indicação Geográfica do Tambaqui
Em 2022, como apoio do Sebrae, a Acripar deu entrada no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, para reconhecer o Tambaqui produzido na região do “Vale do Jamari” como uma Indicação Geográfica. O processo de reconhecimento deve ser definido ainda este ano pelo órgão. A busca é pela agregação de valor ao peixe produzido, com a criação de um selo de originalidade e garantia de qualidade.
A ida de técnicos da Acripar e do Sebrae para a Anufood faz parte dos investimentos do Projeto IG Tambaqui do Vale do Jamari para busca de novos mercados consumidores. Ainda esse ano novas ações estão previstas, como a promoção do consumo durante a Semana Nacional do Pescado em setembro e a participação também na Seafood Show Latin America, principal feira de pescados do país que acontece em outubro também em São Paulo.
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