Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




No Maranhão, 7,5 mil famílias estão desabrigadas devido às chuvas

Dificuldade enfrentada na região, é que os moradores reconstroem as casas nos mesmos lugares, onde a enchente destrói, todos os anos.



- Advertisement -
Conforme a Defesa Civil, a maior dificuldade agora, é convencer as pessoas resgatadas, a não reconstruírem suas casas nos locais afetados.

O Maranhão foi muito atingido pelas chuvas do final de março e começo de abril, conforme apurou o Segundo News, junto aos órgãos de monitoramento, a exemplo do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).

O presidente Lula esteve sobrevoando as áreas inundadas na região de Trizidela do Vale e Pedreira. Ele ainda visitou um abrigo em Bacabal, municípios do Maranhão que estão dentre os mais afetados pelas chuvas intensas de março e começo de abril.

Conforme a Defesa Civil, a maior dificuldade agora, é convencer as pessoas resgatadas, a não reconstruírem suas casas nos locais afetados. “Nos projetos de construção de novas casas, é preciso convencer as pessoas de que não é possível construir uma nova casa em lugar de vulnerabilidade”, enfatiza a Nota da Defesa Civil.

O presidente Lula disse praticamente a mesma coisa, durante coletiva de imprensa ao lado de ministros e do governador do Maranhão, Carlos Brandão, no Aeroporto Regional de Bacabal.

A visita também foi acompanhada dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; e do ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta; além de parlamentares maranhenses e prefeitos de cidades atingidas.

No Maranhão, mais de 7,5 mil famílias estão desabrigadas e 35 mil afetadas pelas inundações nos 64 municípios do estado em situação de emergência. Desse total, o governo federal fez a homologação de 53.

Com o reconhecimento da situação de emergência ou de calamidade pública, que é um caso mais grave, os municípios afetados podem receber verbas federais por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Na semana passada, um decreto de emergência do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, repassou o valor de R$ 3,8 milhões para ajuda aos municípios. Até o momento, o Governo Federal aprovou mais de R$ 12 milhões para auxílio. Lula comentou que todo auxílio tem ajudado às famílias.

Outras Notícias

CACOAL: Defesa Civil informa os pontos críticos e sob riscos de interdição



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼