Sábado, 15 de junho de 2024 - Email: [email protected]




Não é só mania! Como o TOC pode realmente perturbar alguém

Sintomas e tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo



- Advertisement -
Não é só mania! Como o TOC pode realmente perturbar alguém –

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é amplamente mal compreendido. Caracterizado por pensamentos e compulsões opressoras e obsessivas, o diagnóstico dessa condição pode levar anos, se for descoberto corretamente. O estigma social é bem forte e estereótipos comuns e restritivos de uma pessoa evitando apertar a mão de alguém, batendo um certo número de vezes ou ser um “germafóbico” em geral só pioram as vidas de quem sofre e a conscientização acerca do problema.

Inclusive, o TOC é um transtorno que pode aparecer de dezenas de maneiras e muitas vezes tem graves implicações para a vida e bem-estar de alguém.

Se você convive com o TOC ou conhece alguém com essa doença, clique na galeria para conferir alguns fatos importantes sobre essa condição que todo mundo deveria saber.

TOC é um transtorno mental grave –
Pessoas com TOC vivenciam pensamentos, ideias ou obsessões recorrentes e indesejados que as fazem sentir-se motivadas a fazer algo repetitivamente.
TOC é um transtorno mental grave –
Obsessões são pensamentos, impulsos ou impulsos persistentes que as pessoas tentam, mas muitas vezes não conseguem evitar. Compulsões são comportamentos ou pensamentos repetitivos que as pessoas com TOC se sentem compelidas a realizar. Se não as cumprirem, podem experimentar sentimentos avassaladores de ansiedade e medo.
Muitas pessoas têm TOC –
Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 a 2% da população mundial possuem TOC. No Brasil, quatro milhões de pessoas, em média, sofrem com a doença, que atinge mulheres e homens na mesma proporção. O Instituto de Saúde Mental dos EUA (NIMH) estima que 1,2% dos adultos norte-americanos têm TOC.
Muitas pessoas têm TOC –
Provavelmente, você conhece alguém com TOC. Pessoas com TOC muitas vezes sentem vergonha dos seus pensamentos e maneiras de estar obsessivas e podem ter dificuldade em tentar esconder seu comportamento compulsivo.
TOC não é brincadeira –
Algumas pessoas parecem pensar que o TOC é um traço de personalidade, como ser um maníaco por limpeza ou viciado em organização.
TOC não é brincadeira –
Muita gente considera o TOC como uma peculiaridade engraçada quando, na verdade, não há nada de engraçado nisso. Na verdade, é uma angústia para a pessoa afetada.
TOC é um tipo de ansiedade, não psicose –
Pessoas com TOC podem ter pensamentos compulsivos, mas não perdem o contato com a realidade, como é o caso das pessoas com esquizofrenia.
TOC é um tipo de ansiedade, não psicose –
O TOC é caracterizado por obsessões e compulsões, mas a forma como os sintomas se manifestam varia de pessoa para pessoa. Se você tem TOC, também pode ter um transtorno de tique e experimentar movimentos motores repetidos, como piscar ou tiques faciais.
TOC é mais do que medo de germes –
Pessoas com TOC têm obsessões muito variadas. Algumas são avessas a germes e fluidos corporais, por isso podem sentir-se obrigadas a lavar as mãos com frequência ou tomar banho excessivamente.
TOC é mais do que medo de germes –
Outros problematizam o medo de perder o controle, prejudicar outras pessoas ou contrair uma doença. E algumas obsessões estão relacionadas ao perfeccionismo.
Também não se trata só de lavar as mãos direto –
Geralmente, pessoas com TOC sentem necessidade de repetir certos pensamentos ou comportamentos para neutralizar suas obsessões, como lavar as mãos com frequência.
Também não se trata só de lavar as mãos direto –
Algumas pessoas desenvolvem rituais que envolvem bater repetidamente os dedos, repetir tarefas em três e checar e verificar novamente as coisas.

 



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼
error: Conteúdo protegido