O lipedema é uma condição crônica que afeta principalmente mulheres, caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura subcutânea nas pernas e, às vezes, nos braços, causando dor, sensibilidade e inchaço.
De acordo com a médica cirurgiã plástica Juliana Tenorio associada da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS), a prática de exercícios físicos é fundamental para controlar os sintomas e melhorar a condição.
Confira quatro exercícios físicos que melhoram o lipedema:
1 – Caminhada
A caminhada é uma excelente opção para pessoas com lipedema. “Sendo uma atividade de baixo impacto, ajuda a melhorar a circulação sanguínea e linfática nas pernas. Uma boa dica é começar com caminhadas curtas e aumentar gradualmente a distância”, sugere a profissional.
2 – Yoga
A prática da Yoga promove alongamento e fortalecimento do corpo de forma suave sem impactar as articulações.
“Além disso, essa prática pode melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. É recomendado que as aulas sejam adaptadas às necessidades da pessoa com lipedema”, comenta Juliana.
3 – Natação e hidroginástica
“Exercícios na água são ótimos para pessoas com lipedema, pois são suaves para as articulações. A resistência da água ajuda a aumentar a resistência muscular de forma leve sem grandes impactos”, garantiu.
4 – Treino de resistência
“Incluir exercícios de musculação com pesos leves é uma ótima maneira de fortalecer os músculos e melhorar a composição corporal, o que proporciona suporte adicional para as pernas”, esclareceu.
A palavra final
“A prática de exercícios físicos é uma parte essencial do tratamento contra o lipedema. Além disso, associar atividades físicas adequadas ao tratamento clínico pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Com a orientação correta de profissionais capacitados, é possível manter um estilo de vida ativo e saudável, aliviando os sintomas do lipedema”, encerrou a Dra. Juliana Tenorio.