Quarta-feira, 24 de julho de 2024 - Email: [email protected]




Margarina ou manteiga: Afinal, qual é a melhor opção para a sua saúde?

Não é tão simples quanto você imagina...



- Advertisement -
Margarina ou manteiga: Afinal, qual é a melhor opção para a sua saúde?

Na hora de escolher entre manteiga ou margarina, pode ser difícil saber qual é melhor para a nossa saúde. Por um lado, a manteiga contém gorduras saturadas, que devemos limitar porque, em excesso, faz mal ao coração. Por outro lado, a margarina é um alimento ultraprocessado e às vezes contém gorduras trans, que são amplamente consideradas ainda piores do que suas contrapartes saturadas. Aliás, esse é um debate que vem acontecendo há décadas e, infelizmente, a complexidade não para por aí.

Bateu curiosidade? Confira esta galeria para entender melhor.

O debate –
Quando se trata do debate manteiga versus margarina, todos têm uma opinião. Alguns são rápidos em descartar a manteiga por seu alto nível de gordura saturada, enquanto outros cortam a margarina por ser um alimento ultraprocessado.
Qual a mais antiga? – Em relação a quanto tempo elas estão por aí, a manteiga definitivamente sai na frente. Este delicioso ingrediente à base de leite existe há séculos e é um alimento básico em muitas culturas alimentares.
A ascensão meteórica da margarina –
A margarina, por outro lado, só entrou em cena no início do século XX. Tornou-se uma alternativa popular à manteiga em meados do século, quando as pessoas começaram a evitar gorduras saturadas.
O retorno da manteiga – Nos últimos anos, no entanto, muitas pessoas voltaram a comer manteiga em vez de margarina, em grande parte devido a todo o barulho sobre os perigos dos alimentos ultraprocessados.
Questão complexa –
A verdade sobre o que é melhor para nós – manteiga ou margarina – infelizmente não é simples. Os cientistas pesquisam isso há décadas, e há muita coisa para levar em consideração.
Como a manteiga é feita –
É útil primeiro ter uma compreensão básica de como cada uma é feita. A manteiga é um produto lácteo feito pelo aquecimento do leite e separação do creme.
Componentes –
Consiste em 80-82% de gordura do leite, 16-17% de água e 1-2% de sólidos do leite. Diferentes versões de manteiga estão disponíveis, como salgada, doce e com gordura reduzida.
Como a margarina é feita –
A margarina, por outro lado, é feita batendo óleo com água para formar um produto sólido. Vários outros ingredientes são então adicionados, como emulsificantes e corantes.
Hidrogenação – Historicamente, os produtores de margarina adicionavam hidrogênio à margarina para converter os óleos líquidos em gorduras sólidas, tornando o produto mais espalhável.

 



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼