Mais de 1 milhão de brasileiros já se cadastraram no programa “Celular Seguro”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Segundo a pasta, a ferramenta recebeu 7.005 alertas de roubo, perda ou furto de aparelhos desde que entrou no ar, em 19 de dezembro do ano passado. A plataforma permite inutilizar o celular e também traz a opção de incluir pessoas de confiança, que podem pedir o bloqueio e solicitar informações. Até o momento, 692.571 pessoas foram indicadas como contato emergencial, de acordo com o governo.
A pasta também divulgou que 750.135 celulares foram registrados via site ou aplicativo. A discrepância entre a quantidade de aparelhos e usuários cadastrados ocorre porque há pessoas que se cadastraram no sistema pelo registro Gov.BR, mas deixaram para informar o número de celular e de contatos de confiança em um momento posterior. De acordo com o governo, isso já era esperado.
O ministro em exercício, Ricardo Cappelli, ressalta o papel que o projeto exerce no combate efetivo a crimes presentes no dia a dia das cidades. “Temos ações contra o crime organizado, contra os crimes violentos letais intencionais, mas também contra o roubo e furto de celulares. Atuamos em todas as frentes pela redução da violência no país.”