O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda em Santa Catarina, nesta sexta-feira (9). É a primeira viagem do petista ao estado desde que retornou à frente do Palácio do Planalto. No sul do país, o chefe do Executivo vai inaugurar obra viária em Florianópolis e, depois, em Itajaí, vai acompanhar o lançamento de um navio de guerra da Marinha. O governador Jorginho Mello (PL), opositor de Lula, não estará presente. A agenda dele prevê que ele estará no Espírito Santo para encontro com governadores do Sul e Sudeste. O estado deve ser representado pela vice-governadora Marilisa Boehm (PL).
A primeira agenda está prevista para ocorrer a partir das 10h30, na capital do estado. Na ocasião, o governo vai inaugurar o Contorno Viário da região metropolitana, que estava sendo construído desde 2008, e é considerado marco histórico na infraestrutura do país e a maior obra do gênero em andamento no continente. A cerimônia vai contar com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho.
“O Contorno Viário da Grande Florianópolis se destaca pela sua magnitude e impacto. Com 50 quilômetros de extensão, a obra inclui pistas duplas, quatro túneis duplos e seis acessos por trevos, proporcionando uma alternativa eficiente e segura ao tráfego da BR 101″, diz a pasta.
Depois, às 12h30, em Itajaí, no litoral norte do estado, Lula participa do lançamento da primeira de quatro fragatas previstas no programa executado pela Marinha do Brasil. O navio vai receber o nome de “Fragata Tamandaré”, mesmo nome que vai se aplicar à classe, por ser o primeiro navio. Segundo o governo, Vera Brennand, esposa do ministro José Mucio (Defesa), foi escolhida como madrinha da embarcação. O nome Tamandaré é uma homenagem ao almirante Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha.
“A F200 “Tamandaré”, primeira embarcação da classe, deve ser incorporada à Marinha em 2025. As demais embarcações estão previstas para entrega gradual nos próximos quatro anos: a Jerônimo Albuquerque em 2026, a Cunha Moreira em 2027 e a Mariz e Barros em 2028″, relata a pasta.