O presidente Lula confirmou nesta 5ª feira (1.jun) a indicação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF), à vaga de Ricardo Lewandowski, aposentado desde abril.
Lula afirmou à imprensa que Zanin vai ser um “grande ministro” do STF. O advogado defendeu o presidente nos processos da Operação Lava Jato e era o mais apontado para a indicação.
“Ele será um excepcional ministro da Suprema Corte, se aprovado pelo Senado – e acredito que ele será – e eu acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”, disse.
Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF, não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar.
— Lula (@LulaOficial) June 1, 2023
O presidente ainda falou que sabia que havia a expectativa da sociedade pela indicação de Zanin, e que é referendada não só pela atuação do advogado na sua defesa na Lava-Jato, mas também pela certeza que Zanin vai “se transformar num grande ministro da Suprema Corte desse país”.
Foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), nesta 5ª, o despacho do chefe do Executivo federal encaminhando ao Senado, para apreciação, o nome do advogado para exercer o cargo de ministro do Supremo, na vaga decorrente da aposentadoria de Ricardo Lewandowski.
**Reportagem atualizada às 18h