A liberação de 05 milhões de reais para a atriz Cláudia Raia, publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 19 de janeiro, para o espetáculo “Cláudia Raia – Os musicais” via Lei Rounet, está gerando bastante polêmica.
A notícia veio à tona depois de o ministério da Cultura Liberar 1 bilhão de reais de recursos que haviam sido bloqueados pelo ex-presidente Bolsonaro. Nas redes sociais, milhares de pessoas se manifestaram, reclamando que as tetas voltaram a ser sugadas por artistas agora sob o novo Governo.
O mecanismo é criticado principalmente por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, que não concordam com o financiamento estatal aos artistas, sob o argumento de que eles cobram pelos shows ou obras que realizam.
Um fato que não passou despercebido pelos críticos é que a ministra da Cultura Margareth Menezes foi bastante elogiada por Claudia Raia e isso tem levado muitos internautas a dizerem nas redes sociais que a artista foi recompensada generosamente por essa declaração.
O Ministério da Cultura informa que o projeto foi aprovado e a captação será liberada para 48 apresentações, divididas em dois espetáculos, com salas para 600 espectadores.
A artista irá cobrar R$ 50,00 reais de entrada, faixa limite para os bilhetes do Vale-Cultura, e R$ 300, sendo 10% dos ingressos distribuídos de forma gratuita. Como contrapartida social, Raia se comprometeu a executar uma “atividade formativa de 40 horas sobre a prática de artes cênicas e o mercado profissional para atores”, em aulas oferecidas a mil estudantes de escolas e universidades públicas.