Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Leite é inflamatório? Entenda quando o alimento realmente faz mal

Especialistas esclarecem quando o leite realmente deve ser retirado da dieta. Confira as principais vantagens do consumo da bebida



- Advertisement -
Leite é inflamatório? Entenda quando o alimento realmente faz mal

O leite, que já reinou ao lado do café na primeira refeição do dia, vem perdendo espaço nos hábitos alimentares dos brasileiros. Um dos motivos é a fama de inflamatório que o alimento ganhou após alergias e intolerâncias começarem a se tornar diagnósticos comuns. Afinal de contas, o leite é um alimento inflamatório? Ele deve ser excluído definitivamente da alimentação?

De acordo com os especialistas ouvidos pelo Metrópoles, a resposta é não. O leite não é um alimento inflamatório, mas ele pode causar inflamações no organismo de pessoas com maior sensibilidade.

A nutricionista Carla de Castro, que atende em Brasília, explica que isso acontece porque algumas substâncias do leite podem dificultar a digestão e gerar respostas inflamatórias. “A caseína e beta-lactoglobulina podem atrapalhar a digestão de algumas pessoas. Também há quem não produza lactase, enzima necessária para quebrar a lactose”, esclarece a profissional.

Carla ressalta, no entanto, que esses casos não se aplicam a todas as pessoas. No consultório, ela indica a exclusão dos lácteos quando o paciente apresenta sintomas como dor de cabeça, dores estomacais, inchaço e desconforto intestinal logo após o consumo do leite ou derivados.

Leite como fonte de cálcio

O médico endocrinologista Sergio Maeda, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), alerta para o risco de excluir o leite da alimentação sem necessidade, apenas por ouvir dizer que o alimento faz mal.

“O leite é uma fonte importante de nutrientes e não há evidências científicas de que ele não é inflamatório”, alerta. Segundo o endocrinologista, o leite é contraindicado apenas para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Para as outras pessoas, o consumo do alimento é benéfico.

O médico acrescenta que outro mito relacionado ao consumo do leite é que ele aumenta o risco de as pessoas desenvolverem intolerância à lactose.

“O leite é a melhor fonte de cálcio para os ossos. O consumo de leite ao longo da vida reduz o risco de osteopenia, osteoporose e doenças crônicas, como diabetes e obesidade”, afirma o especialista

O consumo também auxilia no crescimento e estruturação óssea na infância e adolescência e previne a sarcopenia, que é a redução de massa muscular relacionada ao envelhecimento.

O leite é um alimento derivado de animais e deve ser consumido sempre em sua versão pasteurizada, para evitar doenças

Vantagens do consumo do leite

O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda optar por versões mais puras e desnatadas de leite, uma vez que o leite integral contém uma quantidade elevada de gordura.

  • Saúde muscular: o leite é uma excelente fonte de proteínas, especialmente a caseína, que contribui para o ganho de massa muscular. Além disso, é rico em cálcio e vitamina D, nutrientes essenciais para o crescimento muscular;
  • Proteção imunológica: as proteínas do leite não apenas ajudam na saúde muscular, mas também são fundamentais para a produção de hormônios, a elasticidade dos tecidos e a composição das células de defesa do corpo;
  • Saúde óssea: o leite é uma importante fonte de cálcio, essencial para a saúde dos ossos e dentes. Um copo de 200 ml contém cerca de 250 mg de cálcio, representando 25% da necessidade diária de um adulto.

 



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼