O Programa “Meu Irmãozinho”, um projeto do prefeito Adailton Fúria, está em pleno funcionamento e neste ano de 2023 já foram entregues mais de 400 Kits, sendo 139 na zona rural e 307 na zona urbana.
O Programa visa atender cerca de 700 famílias mensalmente, que tenham filhos de 01 (um) a 03 (três) anos de idade, além de outras crianças já matriculadas e frequentadoras da rede municipal de ensino, com frequência escolar não inferior a 75%.
O objetivo desse programa do Kit Meu Irmãozinho, idealizado pelo prefeito Adailton Fúria, é atender o direito social de acesso à alimentação às famílias em vulnerabilidade sociais e econômicas que tenham crianças na primeira infância e que, em sua maioria, não conseguem oferecer alimentos que permitam a experiência com produtos extras ao que compõem a cesta básica.
O prefeito esclareceu que parte dos recursos para a aquisição desses kits é do governo federal, e a outra parte provém de recursos do próprio município. Em 2022 foram destinados cerca de 300 mil reais para a viabilização do programa.
INCENTIVO A AGRICULTURA FAMILIAR
Muitos produtos de hortifrutigranjeiros são adquiridos através da Chamada Pública diretamente com agricultores familiares e com isso as famílias são beneficiadas com frutas e verduras frescas. Mas não são apenas essas crianças as beneficiadas, mas também os agricultores, por vender seus produtos ao município, e a população em geral que é impactada positivamente através da geração de emprego e renda.
O Secretário de Educação, Gildeon Alves da Cruz, esclarece que todos os alunos da rede municipal de ensino têm direito ao Kit. O quantitativo de kits é proporcional à quantidade de aluno em cada família.