O vereador Edimar Kapiche, que fez a indicação ao Executivo propondo a Criação do Centro do Autista, cobrou do vereador João Paulo Pichek, presidente em exercício na Câmara Municipal de Cacoal, que ele coloque na Ordem do Dia, da próxima segunda-feira (27/02), o Projeto de Lei 04/2023, que dispõe sobre a realização de teste seletivo simplificado, cuja convalidação é necessária para que o município supra o déficit de servidores, especialmente para as creches e Centro do Autismo.
Em reunião realizada na última quinta-feira, com mães de autistas e servidores que correm o risco de serem demitidos se a lei não for aprovada, o vereador Kapiche pediu a oportunidade de votar nesse projeto, chance que não teve em relação ao projeto 193, votado na última sessão extraordinária realizada antes do fim do recesso, em sua ausência.
“A minha proposta é que o senhor me dê a oportunidade de votar nesse projeto de lei. Assim como eu que estava ausente fora do estado, na semana anterior, tinha um outro companheiro que também estava ausente, e o senhor o aguardou voltar. E quando eu me ausentei, o senhor pautou o projeto”, protestou.
Muito comovido e emocionado ao ver a preocupação das mães com a demora em solucionar esse problema, Kapiche chegou a ir às lágrimas, ao vê-las fazer emotivos apelos para que os vereadores não virassem as costas ao sacrifício de uma mãe.
Kapiche explicou todos os trâmites necessários para que o projeto 04/2023 possa tramitar e ser votado já na segunda-feira. Para isto, afirmou, o presidente da casa poderia tramitar o projeto na sexta-feira pela manhã, submetê-lo ao parecer jurídico no mesmo dia, os procuradores dariam o parecer no sábado e convocaria a reunião das comissões permanentes para domingo, data em que o projeto poderia sofrer as emendas necessárias e entrar na ordem do dia na segunda-feira, para ser votado.
Edimar Kapiche falou sobre a importância da aprovação da convalidação desse teste seletivo para atender às crianças autistas e para atender instituições educacionais importantes como as creches e escolas municipais que sofrem com um déficit muito grande em relação a funcionários.
Edimar Kapiche, além de autor da solicitação para que o Centro do Autismo fosse criado, também é autor da indicação para que fosse criada uma gratificação para os trabalhadores desse Centro.
Durante os debates referentes ao Projeto 193/2022, ele defendeu a sua aprovação por entender a importância da convalidação desse teste seletivo tão essencial para que esse Centro e as Creches tenham condições de atender à população.
INAUGURAÇÃO DA MODERNA CRECHE DO ALPHA PARK
Edimar Kapiche também atuou com firmeza em relação à Creche do bairro Alpha Park, cobrando a sua inauguração e esteve em Brasília no FNDE, juntamente com Vereador Zivan Almeida, no fim de novembro de 2022, cobrando os pagamentos das duas novas creches em obras, uma no Green Ville e outra no bairro Colina Verde (São Marcos), fato que aconteceu no dia 09 de fevereiro.
“Além de apoiar a aprovação desse projeto, defendo ainda mais contratações, via Concurso Público, para melhorar ainda mais as condições dos servidores municipais, de todas as categorias, hoje sobrecarregados em razão do déficit de pessoal.
“Tenho cobrado também a valorização dos trabalhadores para que eles possam dar o melhor de si na prestação de um serviço que atenda bem a todos os cidadãos, que pagam tributos e impostos e necessitam ser bem atendidos pelo município”, concluiu.