Desde as Eleições Municipais de 2000, toda a população brasileira escolhe, por meio da urna eletrônica, os seus representantes em todas as esferas dos poderes públicos.
Apesar de a tecnologia ter sido adotada com sucesso para a votação, naquela época, o procedimento de identificação do eleitorado ainda dependia integralmente da intervenção humana – as mesárias e os mesários recebiam os documentos da pessoa que fosse votar, verificavam seus dados, digitavam o número da inscrição na urna eletrônica e, se o registro do título eleitoral estivesse naquela seção, liberavam a urna para votação.
Atualmente este processo simplificou e reduziu significativamente a intervenção humana no processo de votação, a partir da adoção da biometria.
A urna só é liberada para votação quando o leitor biométrico identifica as impressões digitais do eleitor. As informações são verificadas eletronicamente a partir do banco de dados unificado da Justiça Eleitoral.
A Justiça eleitoral promoverá nesta quarta-feira, 19 de abril, das 07h30 às 14h, os testes e coletas biométricas na Central de Atendimento Eleitoral em Cacoal (RO), que fica na rua Anísio Serrão, altura do numeral 2004, no Centro.
No site da Justiça Eleitoral, o telefone para informações é, (69) 99909-1381.
Veja Mais:
Operação Lesa Pátria cumpre 38 mandados em 8 estados, nesta terça-feira