A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPERO) anuncia a abertura do Processo Seletivo para estagiários de nível superior, visando a formação de um cadastro de reserva para diversas áreas do conhecimento.
O edital contempla vagas para estudantes em Porto Velho e em núcleos do interior do estado, como Alta Floresta do Oeste, Alvorada do Oeste, Buritis, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Costa Marques, Espigão do Oeste, Jaru, Machadinho do Oeste, Nova Brasilândia do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena.
As oportunidades são destinadas a estudantes dos cursos de Direito, Administração, Comunicação Social (Artes Gráficas e Audiovisual), Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Engenharia Civil, Informática (com especialidades em Redes, Suporte e Desenvolvimento), Letras/Libras, Letras/Português, Psicologia, Serviço Social e Ciências Contábeis.
Os estagiários de graduação terão uma carga horária diária de 5 horas, enquanto os de pós-graduação cumprirão 6 horas diárias. A remuneração dos selecionados será proporcional ao nível acadêmico e à jornada definida pela DPERO, variando conforme os requisitos do estágio.
A bolsa-auxílio para os estagiários da Defensoria Pública de Rondônia é estabelecida conforme o nível de escolaridade: Graduação: R$1.575,00, além de auxílio-transporte. Pós-Graduação: R$2.415,00, também com auxílio-transporte incluído.
Os estagiários selecionados poderão atuar na sede da Defensoria Pública em Porto Velho ou nos núcleos regionais de diversas cidades do estado. A lotação exata será determinada pela Administração Superior da DPERO, respeitando a ordem de classificação e a necessidade das unidades.
Para concorrer, os candidatos devem estar regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Além disso, é exigido que candidatos ao estágio de graduação estejam cursando, no mínimo, o terceiro período do curso. No caso de Direito, o candidato deve estar, ao menos, no quinto período. Para o estágio de pós-graduação, é necessário comprovar matrícula e frequência efetiva em curso de especialização com carga horária mínima de 360 horas.
Inscrições Abertas para Estágio na Defensoria Pública de Rondônia
As inscrições são realizadas exclusivamente online, através da plataforma disponibilizada no site da Defensoria Pública de Rondônia. Os candidatos devem se inscrever até o dia 15 de novembro conforme especificado no edital.
O processo seletivo será composto por etapas variadas conforme o curso e o nível de escolaridade. Estudantes de alguns cursos serão avaliados pelo índice acadêmico, enquanto candidatos de áreas como Artes Gráficas e Audiovisual passarão por provas práticas. A seleção também contempla etapas de verificação de documentos e, quando aplicável, comprovação de cotas raciais e para pessoas com deficiência.
Em casos de empate na classificação final, a prioridade será dada ao candidato de maior idade, conforme prevê o artigo 27 do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741/2003).
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. A divulgação do resultado final está prevista para ser feita na plataforma oficial do concurso, conforme cronograma do edital.
Para mais detalhes, recomenda-se a leitura completa do edital, disponível no site da Defensoria Pública de Rondônia.