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Inovação e sustentabilidade são fundamentais para melhorar a logística do agro

Painel apresentou soluções desenvolvidas por empresas para aliar novas ferramentas tecnológicas com o meio ambiente



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Tema foi debatido pelos participantes do Fórum Caminhos da Safra, em Brasília — Foto: Cassiano Ribeiro/Globo Rural

Não é apenas com obras que o Brasil pode melhorar a infraestrutura do agro. A inovação e a tecnologia são essenciais para que o setor evolua e ganhe em competitividade também. O assunto foi debatido pelos participantes do painel “Inovações e sustentabilidade na logística”, durante o Fórum Caminhos da Safra, nesta quarta-feira (28/8), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

O encontro trouxe soluções desenvolvidas por empresas para aliar novas ferramentas tecnológicas com o meio ambiente. O diretor de relações institucionais da Amaggi, Ricardo Tomczyk, apresentou a estratégia da tread: investir na “verticalização” e utilizar óleo de soja para produzir biodiesel.

A ideia foi o primeiro passo da Amaggi rumo à meta de zerar a emissão de carbono até 2050. Hoje, a empresa utiliza o combustível renovável em mais de 100 caminhões, tratores e até em uma embarcação para o transporte de grãos no Rio Madeira.

“A substituição do diesel pelo biodiesel reduz em até 99% as emissões de carbono. O mercado, cada vez mais, vai demandar empresas com compromisso ambiental”, afirmou.

Para poder utilizar a navegação fluvial na região da Amazônia e enfrentar os desafios do assoreamento constante, a Transportes Bertolini apostou na criatividade. Segundo o diretor Paulo Caleffi, a empresa criou um estaleiro próprio, desenvolveu balsas para navegar em rios de baixo calado e inventou empurradores adaptados. Somente em 2023, foram 6 milhões de toneladas de soja e milho transportadas.

“Estamos desenvolvendo um comboio com capacidade para 88 mil toneladas até o final do ano. Também estamos fabricando tanques de gás de alta pressão para transformar os motores à gás com matéria-prima que já existe na Amazônia”, revelou.

O diretor comercial corporate São Paulo da TIM, Leonardo Belotti, analisou os desafios para conectar os produtores, estradas e portos. Conforme ele, a logística e o agronegócio estão entre os segmentos prioritários para a implementação de tecnologias como conexão 5G e indústria 4.0.

“Queremos levar ao campo a mesma conectividade, permitindo a conexão das pessoas, máquinas e coisas para aumentar a capacidade de produção, reduzir custos e melhorar a operação”, ressaltou.

De acordo com Belotti, atualmente a cobertura 4G da empresa abrange 17,5 milhões de hectares. O objetivo é chegar a 20 milhões de hectares em breve. Outra novidade é uma parceria com concessionárias e agências reguladoras para oferecer cobertura 4G em rodovias.

“Já temos 4.700 quilômetros de rodovias com esse serviço. Veículos conectados trazem benefícios para o escoamento da safra. Também estamos finalizando ações voltadas a portos e esse modelo também poderá ser aplicado em ferrovias e hidrovias”, afirmou. 

O presidente da SCPar Porto de São Francisco do Sul (SC), Cléverton Vieira, trouxe um exemplo simples, mas que gerou resultados expressivos na estrutura portuária: a automação dos gates. Com a novidade, a quantidade de toneladas movimentada pelo porto, no ano passado, cresceu mais de 33%. “Parece algo simples, mas foi revolucionário. Investimos cerca de R$ 4 milhões e tivemos ganho na eficiência e produtividade”.

Caminhos da Safra

O Fórum marca a realização de mais uma série de reportagens do projeto Caminhos da Safra, da Globo Rural, que visa mapear as condições das principais rotas da produção agropecuária do Brasil. A edição de 2024 completa 11 anos da iniciativa e tem o patrocínio da TIM.

Ao longo dos últimos três meses, as equipes de reportagem percorreram rotas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Piauí. No caminho, mostraram como está a produção nessas regiões e as condições do trajeto da produção do campo aos portos.

Somando todas as edições, as equipes de reportagem já percorreram mais de 100 mil quilômetros em todas as regiões do Brasil. A intenção é mostrar os desafios ao longo de cada percurso, além de mapear a situação de importantes terminais portuários para o setor. O conteúdo especial está no site, revista e redes sociais da Globo Rural; nos jornais O Globo e Valor Econômico e na Rádio CBN.



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