Além de ser uma bebida deliciosa para os dias frios de inverno, o chá tem se popularizado cada vez mais entre os brasileiros pelos diversos benefícios que traz a saúde. Mas é bom lembrar que “chá” não é qualquer preparo de ervas que consumimos. O verdadeiro chá é feito com os derivados da camellia sinensis: chá verde, chá preto, chá vermelho e/ou chá branco. Para qualquer outra erva o correto a ser dito é infusão (camomila, por exemplo, é infusão de camomila – fica a dica!).
Pele perfeita
A Camomila é rapidamente associada a um calmante natural, mas essa erva tem vários princípios ativos que ajudam na saúde. Para a pele, alguns compostos da camomila, como o azuleno, agem como antisséptico tratando acne, suavizando irritação e cansaço na região do rosto. A infusão também pode ser usada como um demaquilante natural para limpeza da face. Para os cabelos, a camomila pode ser utilizada para dar intensidade na cor loira, o que promove essa ação é a apigenina, uma substância presente nessa erva que ajuda a manter os fios mais dourados.
Fortaleça a pele
Conhecido como uma preparação diurética, a cavalinha é muito utilizada para auxiliar em dietas, mas essa erva também ajuda na redução de oleosidade da pele e previne o aparecimento de espinhas, devido a propriedade adstringente que ela possui. Atuando como um potente hidratante, o chá da planta estimula o processo de cicatrização da pele e do organismo como um todo. Outra ação é o crescimento das unhas e dos cabelos, a sílica presente na cavalinha fortalece a saúde dos fios e ajuda a tratar unhas frágeis e quebradiças.
Para combater a acne
A hortelã tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidante, por isso pode ser utilizada para acalmar coceiras e irritações na pele. Ela também pode ser usada no combate a acne, por conter propriedades de resfriamento, ajuda a aliviar inchaço e coceiras, sintomas associados ao aparecimento de espinhas. A erva também pode ser uma opção para aliviar dores musculares, dores de cabeça e náuseas.