Três, dos cinco produtores premiados em concursos de qualidade do café robusto amazônico de Rondônia (Concafé), nos últimos dois anos, são agricultores de etnias indígenas, Aruá e Suruí, que cultivam café de modo agroecológico.
As premiações demonstram a competência desses agricultores e revelam uma participação importante no desenvolvimento de uma agricultura indígena de escala econômica e sustentável.
E recentemente, eles voltaram a ser destaques na produção agrícola cafeeira de Rondônia. Apesar do aumento gradativo na qualidade e na quantidade de café produzidos de forma agroecológica, não desmataram, não provocaram danos ao meio ambiente.
O repórter Aroldo Tavares da TV Suruí C acoal, recentemente fez uma reportagem sobre o assunto. Ele destacou a preservação do meio ambiente, o aumento na quantidade e a qualidade do café robusto amazônico produzido pelos indígenas.
Ao que tudo indica, mais prêmios virão por aí. Acompanhe na integra a reportagem, que foi ao ar no início desta semana em rede nacional. Clique abaixo, para assistir.
VEJA O VÍDEO ABAIXO:
Nelson Salim Salles