Um idoso de 67 anos, foi vítima de um estelionatário via aplicativo de WhatsApp e perdeu cerca de R$ 4,3 mil, após fornecer dados pessoais e de sua conta bancária via aplicativo.
Conforme o boletim de ocorrência registrado na Polícia Militar, o idoso recebeu contato telefônico, via aplicativo WhatsApp, do número (11) 95355-8630, informando que a senha de sua conta no banco, estaria bloqueada, precisava ser renovada e que após o atendimento, demoraria cerca de 50 minutos para regularização.
O contato aconteceu na hora do almoço. O idoso forneceu todas as informações e após tentar acessar o aplicativo do banco onde é cliente com a nova senha e não conseguir, foi até a agência e descobriu que havia sido vítima de um golpe.
Orientação da Federação Brasileira dos Bancos
A Febraban esclarece que os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nestas ligações nunca pedem senhas, token, dados pessoais, estorno de transações, transferências, Pix ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar problemas na conta.