Apesar de ter alcançado a 6ª posição no ranking nacional e destaque entre os estados do Norte, Rondônia não atingiu as médias nacionais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última semana.
A nota do Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática
📈CONTEXTO: quando o MEC definiu as metas no Ideb, considerou apenas o período de 2007 a 2021. Como ainda não foi divulgado um novo patamar a ser atingido, o g1 comparou os índices atuais à escala que estava vigente há dois anos.
Veja abaixo:
- 👍Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb nacional foi de 6 – um aumento em relação a 5,8 (em 2021) e 5,9 (em 2019). A meta para esta etapa do ensino, em 2021, era justamente 6.
- 👎Nos anos finais do ensino fundamental, o número foi de 5, ante 5,1 no levantamento de 2021 e 4,9 em 2019. A meta para esta etapa do ensino, em 2021, era 5,5.
- 👎E no ensino médio, o Ideb ficou em 4,3 – aumento de 0,1 quando comparado a 2021 e 2019 (4,2). A meta para esta etapa do ensino, em 2021, era 5,2.
A médias do Ideb 2023 em Rondônia se dividem da seguinte forma:
- Anos iniciais (1º ao 5º ano): 5,6
- Anos finais (6º ao 9º ano): 4,8
- Ensino Médio: 4,2
Em todas as etapas de ensino, Rondônia chegou muito próximo, mas não alcançou a média nacional. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que tem implementado estratégias para melhorar o desempenho, focando na formação de professores na gestão escolar.
A Seduc também diz investir desenvolver mentoria para professores iniciantes e acompanhamento pedagógico para os mais experientes, com objetivo de fortalecer as práticas de ensino.
Sobre o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.