Você sabia que hoje, 18 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Televisão? Isso porque foi nesta mesma data, só que em 1950, que aconteceu a primeira transmissão oficial deste meio de comunicação no Brasil. A pioneira foi a extinta TV Tupi, de São Paulo.
O Dia dos Símbolos Nacionais é celebrado em 18 de setembro.
Esta data é uma homenagem a todos os símbolos nacionais do Brasil: a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais, o Selo Nacional e o Hino Nacional.
Estes símbolos são de elevada relevância, porque representam o Brasil e a identidade da nação em todo o mundo.
Os símbolos nacionais brasileiros foram estabelecidos e são regulamentados através da Lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971. Esta lei ainda determina todas as especificações que ajudam a padronizar os símbolos nacionais, como dimensões, padrões, cores, representações e etc.
Bandeira Nacional
Símbolo principal da nação brasileira, utilizado em diversas ocasiões para representar o país.
Você também pode se interessar pelo Dia da Bandeira.
Armas Nacionais
Um símbolo que deve estar presente em todos os órgãos e instituições públicas do Brasil, representando todas as características que compõem a República Federativa.
Selo Nacional
Usado para autenticar documentos e atos oficiais do Governo, assim como certificados e diplomas emitidos por entidades reconhecidas pelo governo nacional.
Hino Nacional
Por norma, o hino nacional brasileiro é reproduzido durante o ritual de hasteamento da Bandeira Nacional, seja em solenidades e eventos oficiais do governo, eventos esportivos, culturais ou nas escolas.
O hino nacional também tem a sua data comemorativa. Saiba mais em 13 de abril: dia do hino nacional brasileiro.
Atividades para o Dia dos Símbolos Nacionais
Por norma, nesta data, algumas instituições de ensino promovem atividades que incentivam os estudantes a reconhecerem a importância que os símbolos nacionais representam para a Nação.