Com o objetivo de promover ampla discussão entre os técnicos dos estados, visando o diálogo e a troca de experiências, o governo de Rondônia iniciou, nesta quarta-feira (17), as reuniões dos Grupos Técnicos (GTs) do Conselho Nacional dos Secretários de Planejamento (Conseplan), em Porto Velho. As atividades, coordenadas pela Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog), fazem parte da programação do 90º Fórum Nacional de Secretários do Planejamento, que reúne os especialistas em planejamento do Poder Executivo de todas as regiões brasileiras, a fim de discutir o futuro do Brasil.
As reuniões dos Grupos de Trabalhos (GTs) foram divididas entre os seguintes temas:
- GT Governança e Gestão Orçamentária – dirigido pela coordenadora de Planejamento Governamental da Sepog, Liliane da Silva;
- GT Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas – coordenado pela assessora da Coordenação de Políticas Públicas da Sepog, Vitoria Roberta Martins
- GT de Investimentos Estratégicos – chefiado pela coordenadora de Políticas Públicas da Sepog, Valeria Martão e pelo gerente de Monitoramento e Captação de Recursos, Douglas Vieira.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou que, “os grupos de trabalho do Fórum Nacional de Secretários do Planejamento são fundamentais para promover uma gestão pública mais eficiente e transparente. Isso fortalece a governança orientada para resultados, beneficiando diretamente a sociedade.”
Para a secretária da Sepog, Beatriz Basílio, os GTs do Conseplan contribuem para o fortalecimento institucional dos órgãos responsáveis pelo planejamento nos estados e municípios. “Isso estimula a inovação e a busca por melhores práticas no campo do planejamento, através do intercâmbio de ideias e da experimentação de novos métodos e abordagens”, frisou.
Participaram do GTs representantes dos estados de Rondônia, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso, Paraíba, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraná, Roraima, Sergipe e Pará. Também estiveram presentes representantes do governo federal e de instituições financeiras.