Sábado, 23 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Governo de RO reforça a importância da imunização para prevenir o retorno de doenças erradicadas



- Advertisement -
A vacinação é fundamental para prevenir doenças e proteger a saúde pública, evitando surtos e graves complicações

Em alusão ao Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17 de outubro, o governo de Rondônia reforça a importância de manter a carteira de vacinação em dia, com foco especial em crianças e adolescentes, para garantir a proteção contra doenças já eliminadas e evitar seu retorno. A relevância da vacinação vai além da proteção pessoal, pois o procedimento impede a disseminação em larga escala de enfermidades que podem resultar em óbitos ou causar sequelas graves, afetando a qualidade de vida e o bem-estar da população.

ESPAÇO E SAÚDE 

Espaço Saúde, um ponto estratégico de imunização e serviços de saúde em Porto Velho

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inaugurou, no dia 31 de maio, o Espaço Saúde, um ponto estratégico de imunização e serviços de saúde. Localizado em um shopping de Porto Velho, uma área de fácil acesso e com horário estendido, o espaço foi criado para facilitar o atendimento da população em diversos serviços e orientações de saúde. Operando dentro de um grande empreendimento comercial, o local conta com o apoio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e oferece serviços essenciais para a promoção e prevenção da saúde pública.

A enfermeira-chefe do Espaço Saúde, Ana Paula Uchôa destacou que, em pouco mais de quatro meses de funcionamento, o local atendeu uma média de 60 pessoas por dia, aplicando aproximadamente 11.002 doses de vacinas até a primeira quinzena de outubro.

VACINAS DISPONÍVEIS

Entre os imunizantes oferecidos estão vacinas contra hepatite B, HPV, poliomielite, meningite, tríplice viral, covid-19, entre outras. “O espaço foi estabelecido para melhorar o acesso da população à imunização, disponibilizando serviços dedicados à prevenção de doenças, com a sala de vacinação sendo uma das principais ofertas”, detalhou.

Com a oferta de 18 tipos de vacinas, muitas vezes a população deixa de se vacinar devido aos horários de trabalho. O funcionamento em horário estendido proporciona a oportunidade de vacinação até à noite, facilitando o acesso e garantindo que mais pessoas possam se imunizar.

DIA D DE VACINAÇÃO

No próximo sábado, 19 de outubro, será realizado o Dia D de vacinação contra a gripe, no Espaço Saúde, com atendimento em horário estendido para garantir que mais pessoas possam se vacinar. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra o vírus da gripe, especialmente com a chegada de períodos de maior circulação viral.

IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO

Segundo a infectologista do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Mariana Vasconcelos, a vacinação é uma das maiores conquistas da medicina, mencionando que o procedimento contribui significativamente para a redução de custos ao prevenir doenças e evitar hospitalizações e tratamentos complexos. A médica ressaltou a importância de vacinas essenciais, como as de hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, caxumba, rubéola e HPV. “Na nossa região amazônica, o câncer de fígado está relacionado ao vírus da hepatite B, cuja vacina faz parte do calendário há quase 30 anos”, evidenciou.

Uma recente demonstração da importância da vacinação ocorreu durante a pandemia da covid-19. Segundo a infectologista, o rápido desenvolvimento das vacinas contra o vírus foi um marco científico, possibilitado por esforços globais e investimentos expressivos em pesquisa. “Embora a vacina não tenha sido a única medida no combate à pandemia, ela foi, sem dúvida, uma das ferramentas mais eficazes para controlar a propagação do vírus e reduzir a gravidade dos casos, permitindo o início do retorno à normalidade”, enfatizou.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, reforçou a importância de manter a vacinação em dia como uma das formas mais eficazes de garantir a proteção contra doenças e assegurar a saúde pública. “Vacinar é um ato de cuidado com a própria saúde e com a comunidade. É fundamental que a população continue aderindo às campanhas de imunização para evitar o retorno de doenças já eliminadas, além de fortalecer a prevenção de novas enfermidades”, pontuou.

ERRADICAÇÃO DE DOENÇAS

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), amplamente reconhecido pela sua abrangência, foi responsável por grandes avanços na saúde pública, como a erradicação da varíola e a eliminação da rubéola, do tétano materno e neonatal, e da poliomielite. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Rondônia se destacou em 2023 com uma cobertura vacinal de 83,82% contra difteria, tétano e pertussis (DTP – tríplice bacteriana infantil), superando os 72,40% registrados em 2022.


Fonte
Texto: Camila Lima
Fotos: Ésio Mendes, Pedro Adilon e Arquivos Sesau
Secom – Governo de Rondônia


Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼