A Operação Guardiões do Bioma conseguiu reduzir mais de 11% o desmatamento na Amazônia. A ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e contou com a participação também do Ministério do Meio Ambiente, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança, Fundação Nacional do Índio (Funai), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e órgãos de fiscalização como Ibama e ICMBio.
A Operação também ocorreu em 2021, em primeira fase, época em que foram resgatados 1.580 animais e houve ainda a apreensão de 5.848m3 de madeira, 137 maquinários e aplicação de 1.607 multas.
De acordo com os coordenadores dessa ação conjunta, a Operação Guardiões do Bioma já instalou 6 bases fixas na Amazonia, com foco no combate ao crime organizado, tráfico de animais e contrabando de produtos florestais e alcançou a redução de 21,42% do desmatamento em 10 municípios.
Outro foco da Operação foram os garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, onde foram apreendidas 53,7 toneladas de minérios e 37 pessoas foram presas. Também foram retiradas de circulação 162 aeronaves utilizadas em ilícitos ambientais.