Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 - Email: [email protected]




Governo apresenta plano de ação para educação inclusiva

As propostas foram elaboradas com base em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas, a pedido do deputado Cirone Deiró



O Governo do Estado apresenta, no próximo dia 19, o plano de ação decorrente da auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas, na área da Educação Inclusiva. O evento será realizado na Escola de Contas do Tribunal de Contas de Rondônia, localizada na Avenida Sete de Setembro, número 2499, em Porto Velho, às 14h30. A auditoria foi solicitada pelo deputado estadual Cirone Deiró.

A apresentação do plano de ação deverá reunir mães, familiares de pessoas com deficiência, representantes do Governo do Estado, do Tribunal de Contas e da comunidade educacional. O principal objetivo do encontro é discutir e aperfeiçoar as medidas que serão adotadas para implantar a política educacional inclusiva para garantir a matrícula e a permanência de todos os estudantes na rede estadual de ensino.

A auditoria identificou pontos que exigem medidas urgentes, por parte do poder público, para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. Durante a apresentação do plano, deverão ser detalhadas as propostas que abrangem desde a capacitação de professores e gestores, até a adequação das infraestruturas das escolas para atender às necessidades dos estudantes com deficiência. Além disso, serão apresentados os prazos e metas estabelecidos para a implementação das medidas.

De acordo com Cirone Deiró, todas as etapas de construção do plano de trabalho, que vai nortear a política educacional inclusiva, estão sendo construídas por meio de diálogo com os técnicos do Governo do Estado e com a participação das mães de pessoas com deficiência, além de especialistas da área. Segundo Cirone, a expectativa é a de que o plano de ação contribua para a implantação da Educação Inclusiva em Rondônia, promovendo o acesso igualitário de todos os estudantes a uma educação de qualidade. “Acreditamos que, com a efetiva implementação das propostas, será possível garantir que nenhum aluno seja excluído do processo educacional, por conta de suas limitações”, disse.

O evento é aberto ao público e a todos os interessados na temática da Educação Inclusiva. Segundo Cirone, a presença da comunidade educacional, especialmente de professores, gestores escolares e pais de alunos, é de suma importância para o sucesso desse plano de ação. Haverá transmissão on line pelos canais oficiais do Tribunal de Contas.

 

- Advertisement -



Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼