O homem de confiança da segurança institucional do presidente Lula, general Gonçalves Dias pediu demissão nesta quarta-feira, 19 de abril, após divulgação de um vídeo mostrando, o agora ex-ministro, no Palácio do Planalto durante invasões de 8 de janeiro.
Dias afirmou durante entrevista, que estava no Planalto para retirar os manifestantes. Ele contou que entrou no palácio depois que houve a invasão e estava retirando as pessoas do 3º e 4º piso, para que houvesse a prisão no 2º piso, disse. O general chegou a dizer que as imagens, estariam fora de contexto, sem explicar de fato o que quis dizer.
O senador Sérgio Moro (União Brasil) se manifestou nas redes sociais. Veja:
Por que a integralidade das gravações da invasão no Planalto foram ocultadas pelo Governo? Por que só foram liberados antes fragmentos parciais que favoreciam o Governo? Por que a CPMI foi até o momento obstruída? O Governo Lula deve muitas explicações. A demissão do Ministro do…
— Sergio Moro (@SF_Moro) April 19, 2023
As imagens do circuito interno de 22 câmeras do Palácio do Planalto no dia dos atos criminosos, em 8 de janeiro, mais de 160 horas analisadas, mostram as 16h29, imagens do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, durante ataques de invasores no Palácio do Planalto.
Exclusivo: câmeras mostram ministro do GSI no Palácio do Planalto durante ataques do 8 de janeiro https://t.co/S3PNuyZ8aO…
— CNN Brasil (@CNNBrasil) April 19, 2023