A produção de conteúdos audiovisuais interativos de qualidade que apresentam mensagens educativas através do edutainment ou edutenimento é a aplicação correta da gamificação como elo comunicacional para criar e modificar o comportamento dos usuários ao assistirem seus programas preferidos.
Esta abordagem gamificada estimula ao mesmo a motivação para o entretenimento e o aprendizado do público, agora está inserida nos canais digitais do SBT News e também no SBT.
A gamificação ou ludificação é o uso de técnicas e dinâmicas de jogos para enriquecer outros contextos diversos como ensinar, treinar, educar de forma mais leve, aumentando o engajamento e a interação.
Nesse sentido, a startup TuTo lançou dentro do programa Pivotando — um modelo de videocast de entrevistas com empresários contando seus erros e grandes acertos, inserido na grade da programação do SBT News e transmitido nos canais digitais, além do SBT — uma gamificação inovador que se destaca não apenas pelo conteúdo inovador, mas também pela interatividade e pelos prêmios oferecidos aos telespectadores por meio do portal http://pivotando.tv.br/
Com essa gamificação, o Pivotando envolve o público de maneira única, permitindo aos espectadores a possibilidade de ganhar uma variedade de benefícios exclusivos como e-books, livros e sessões de mentoria com especialistas do setor empresarial.
Essa estratégia não só aumenta o envolvimento, mas também enriquece a jornada de aprendizagem e desenvolvimento pessoal dos participantes.
A gamificação impacta diversos pontos-chave no “Pivotando”: cria gatilhos específicos que motivam a participação e o aprendizado do público, como a conquista de pontos e emblemas, a competição saudável entre espectadores, e o reconhecimento em uma comunidade de empreendedores e empreendedores engajados. Esses elementos lúdicos são cruciais para manter o público motivado e atento durante os episódios.
Quais são os benefícios da gamificação em programas de televisão?
- Aumento do engajamento do espectador: Introduzindo elementos como quizzes e votações ao vivo, a gamificação transforma a experiência de assistir de passiva para ativa, incentivando uma participação mais ativa dos espectadores.
- Retenção de audiência: Com elementos gamificados, os espectadores permanecem sintonizados por mais tempo, antecipando a próxima interação ou competição por prêmios.
- Fidelização do público: A interação contínua desenvolve uma conexão e lealdade, incentivando os espectadores a não apenas assistir regularmente, mas também a promover o programa.
- Diferenciação no mercado: Em um mercado de mídia saturado, um talk show gamificado se destaca, atraindo especialmente o público mais jovem em busca de experiências dinâmicas.
- Notificação do público: A cada novo episódio, o público registrado é avisado e notificado, aumentando consideravelmente a audiência.
- Geração de dados valiosos: As interações fornecem insights sobre as preferências dos espectadores, ajudando a refinar o conteúdo e as estratégias.
- Monetização adicional: Elementos gamificados abrem novas vias de monetização por meio de patrocínios para jogos ou prêmios personalizados e patrocinados.
- Expansão da experiência do espectador: A gamificação estende a experiência para além do programa, engajando os espectadores em plataformas online e redes sociais até o próximo episódio.
Além disso, a interatividade promovida pela gamificação permite uma conexão direta com o público, tornando o conteúdo mais assertivo e relevante.
Por meio de feedbacks em tempo real, a produção do programa pode ajustar os convidados conforme os interesses dos espectadores, selecionar perguntas ao vivo durante o show, identificar quais temas geraram mais engajamento e avaliar o grau de absorção das informações discutidas.
Este formato inovador também permite entender melhor as preferências do público, facilitando a personalização dos conteúdos e a criação de novos formatos que atendem às demandas específicas dos telespectadores. Com isso, “Pivotando” não só educa, mas também cria uma forte comunidade de aprendizado e interação entre todo o Brasil.
O programa “Pivotando” do SBT News e sua gamificação representa uma nova era para o entretenimento educativo e interativo na televisão brasileira, utilizando a gamificação como uma poderosa ferramenta de engajamento, aprendizado e motivação para empreendedores e aspirantes a empreendedores de todos os níveis.
Então, prepare-se para ser parte ativa do “Pivotando”. Estou ansioso para ver como nossos espectadores irão interagir e aproveitar essa nova fase do programa. Espero que estejam tão liberados quanto eu para começar essa aventura.
Agradeço à startup TuTo Digital pela implantação, personalização e inovação que fornecemos ao Pivotando na TV.