Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Gabinete de crise da PF vai apurar a origem dos incêndios no Pantanal

Em 2024, os incêndios no bioma já destruíram o equivalente a 684 mil campos de futebol.



- Advertisement -

PF instala comitê de crise para investigar a origem dos incêndios no Pantanal de MS

Polícia Federal instalou um gabinete de crise para investigar a origem dos incêndios no Pantanal. Integrantes da Força Nacional chegaram nesta quinta-feira (27) à região.

À noite, o fogo risca o Pantanal de vermelho. De perto, as fagulhas lembram lavas de um vulcão.

“Combate aqui iniciou usando o apoio dos fazendeiros locais, com um tanque de água e uma motobomba puxada por um trator. Fizemos o combate a cerca de 500 metros à frente e viemos apagando. E assim a gente está continuando o combate, até a extinção total desse fogo”, conta o subtenente do Corpo de Bombeiros do MS Edraudino Lúcio.

Os militares caminham pela vegetação em chamas.

“A guarnição do Corpo de Bombeiros que vai aplicando as técnicas de combate e, também, verificando a progressão desse incêndio. Isso aqui é um cupim, que nós debelamos o incêndio, extinguimos. Mas, quando abrimos, descobrimos que ele estava em chamas”, explica Tatiane Inoue, tenente do Corpo de Bombeiros de MS.

Além de abafadores, os combatentes usam sopradores e bombas costais.

“O bombeiro militar ali na frente está com um equipamento que a gente chama de sopro varredor. Ele potencializa uma ação que a gente efetuava antes com o abafador”, mostra Tatiane ao gravar as imagens do combate. 

O trabalho sem luz do sol é estratégico.

“Combate noturno, que tem um resultado melhor, desgasta menos os combatentes também, porque a temperatura está mais tranquila, venta menos também”, afirma Márcio Yule, coordenador do Prevfogo / MS. 

Bombeiros, Marinha Ibama/Prevfogo concentram o maior número de militares e brigadistas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Juntas, essas instituições reúnem um efetivo de 260 pessoas, e o número vai aumentar nos próximos dias. Uma corrida contra o tempo para salvar o Pantanal do fogo.

Quarenta militares da Força Nacional chegaram na noite desta quinta à Corumbá.

O Prevfogo, um dos braços do Ibama, também começou a receber apoio.

Os incêndios já destruíram o equivalente a 684 mil campos de futebol. A Polícia Federal montou um comitê de gerenciamento de crise em Ladário, no Pantanal. A PF vai receber o apoio de peritos de Brasília e outros estados, além de agentes que vão atuar na região. A polícia quer identificar e responsabilizar eventuais autores de crimes ambientais.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼