O Instituto Brasil Dados realizou uma pesquisa para avaliar qual prefeito do Estado tem a melhor avaliação por parte dos munícipes, nesse momento em que cada um dos avaliados está a poucos dias de cumprir metade de seu mandato (02 anos de um total de 04).
Procurando aferir a aceitação de cada chefe do executivo, o Instituto acaba realizar um levantamento, englobando as trinta maiores prefeituras do Estado, dentre os 52 municípios das cinco regiões.
O levantamento apontou o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), como o mais bem avaliado do Estado, com 76% de aprovação. Em seguida, aparecem Marcélio Brasileiro (DEM), de Nova Mamoré, com 74%; e, empatados com 70% Hildon Chaves (PSDB – Porto Velho) e Alex Testoni, de Ouro Preto (DEM). Gio Damo (Podemos – Alta Floresta do Oeste) aparece com 68%.
Desses prefeitos, apenas Hildon Chaves está cumprindo seu segundo mandato. No caso do prefeito de Cacoal, ele se destaca também por ser um dos mais jovens a governar uma prefeitura. Com apenas 36 anos, já foi deputado estadual e tem se destacado por ser bastante arrojado.
Adailton Fúria assumiu o mandato em plena pandemia e de início determinou a construção de um hospital de campanha para atender a população, evitando que o município dependesse exclusivamente do complexo de hospitais do Estado sediados no Município. Ele também atuou para que o comércio fizesse um compromisso de levar a sério as medidas de prevenção, como distanciamento e uso de máscaras tanto por funcionários quanto por clientes, evitando o fechamento do comércio.
Essa decisão corajosa do prefeito de Cacoal deu bons resultados e o município pode atravessar o período mais crítico da pandemia sem que houvesse desabastecimento no comércio e, o mais importante, sem que houvesse demissões dos trabalhadores.
Dados da Pesquisa:
A Pesquisa de avaliação e gestão foi realizada em 30 municípios com 1.290 entrevistas no período de 1 à 8 de dezembro de 2022. O nível de confiança divulgado pelo instituto é de 95%