Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Frente Parlamentar da Mineração Sustentável quer recursos para ANM no arcabouço fiscal



- Advertisement -
A urgência da emenda foi aprovada pelo plenário da Câmara dia 23 de maio

O presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável, deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG), apresentou emenda ao Projeto de Lei do novo arcabouço fiscal, com o objetivo de retirar os recursos da Agência Nacional de Mineração, do teto de gastos e, desta forma, evitar o contingenciamento desses recursos essenciais. A urgência da emenda foi aprovada pelo plenário da Câmara dia 23 de maio.

A ANM regulamenta e fiscaliza a atividade mineral no País, mas tem enfrentado graves problemas devido ao contingenciamento de recursos. Uma análise realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) identificou déficit orçamentário e financeiro, insuficiência de recursos tecnológicos e humanos, além da falta de transparência na alocação dos royalties da mineração e na supervisão da emissão de guias de utilização.

“A estruturação da ANM é fundamental para promover a mineração sustentável em nosso país, garantindo a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social”, ressaltou o presidente da FPMin, deputado Zé Silva.

VEJA TAMBÉM

Empresa de mineração teve grande carga de explosivo furtado durante fim de semana



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼