Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




FP: Gestores Públicos e População vão discutir melhorias na saúde no próximo dia 29, em Cacoal, segundo Kapiche

Frente parlamentar convidou autoridades, gestores e conselheiros municipais de saúde para esse evento do próximo dia 29, em Cacoal



- Advertisement -

No próximo dia 29 de junho, quinta-feira, às 14H, o auditório da Câmara de Cacoal será a sede do IV Encontro da Frente Parlamentar de Vereadores em prol de melhorias na Saúde de Rondônia.

O evento tem como objetivo discutir melhorias para a saúde pública para os municípios da Macrorregião II de Saúde, que tem como referência o Hospital Regional e hospital Heuro no município Cacoal, que atendem mais de 34 municípios na média e alta complexidade.

De acordo com vereador Edimar Kapiche , presidente da Frente Parlamentar, os debates nesse evento incluirão tanto o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (providas pelos municípios), quanto a média e alta complexidade, que é de dever e responsabilidade do Estado. Também serão abordadas as questões das unidades especializadas, divididas por Macrorregiões.

Edimar Kapiche destaca, também, a importância da participação de todos que defendem e precisam da saúde pública, como gestores e técnicos da saúde; conselheiros de saúde; autoridades políticas e lideranças comunitárias de todo estado, cada uma delas cobrando, e apresentando as demandas e sugestões de seus respectivos municípios, de modo que tanto o governo do Estado quanto as administrações municipais possam investir na melhoria efetiva em atendimento à população.

“Embora por questões logísticas seja compreensível a concentração de investimentos em um complexo regionalizado como são o Hospital Regional e o Heuro em Cacoal, também são necessários investimentos nos hospitais por microrregião e nos próprios hospitais e unidades de saúde municipais, para os atendimentos de baixa média complexidade, evitando que casos de menor gravidade congestionem os complexos Regional e Heuro.

“Os investimentos em saúde não podem estar apenas limitados à aquisição de ambulâncias, mas também com políticas públicas para evitar que pacientes tenham de viajar longas distâncias a capital Porto Velho para serem submetidos a procedimentos que poderiam ser realizados em suas próprias localidades, embora essas ambulâncias sejam necessárias para casos específicos”, afirma Kapiche.

A participação dos vereadores, no próximo dia 29, segundo Kapiche, será muito importante para todos os municípios da região, visto que eles são a voz da população de suas respectivas localidades. Além deles, Kapiche entende o convite também aos gestores e técnicos da saúde, conselheiros de saúde, Defensoria Pública, Ministério Público e OAB, lideranças comunitárias, autoridades políticas como prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores e o governador do estado.

De acordo com o vereador Kapiche, a participação de todas essas lideranças públicas e comunitárias serão as bases para a implantação de uma ampla gama de melhorias por uma saúde pública eficiente e humanizada.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼