Domingo, 24 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Frente fria chega depois de onda de calor e baixa temperaturas no Brasil

Última semana do inverno pode ter dias mais amenos, de acordo com meteorologistas



- Advertisement -
Mapa mostra tendência para os próximo dez dias no Brasil — Foto: MetSul Meteorologia

Uma frente fria deve chegar ao Brasil depois que passar a nova onda de calor. De acordo com meteorologistas, os últimos dias do inverno devem ser de temperaturas mais amenas, sucedendo período em que os termômetros devem marcar níveis recorde para esta época do ano.

A onda de caor deve durar até o dia 13 de setembro, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As temperaturas podem superar os 40ºC em algumas regiões e os índices de umidade relativa do ar extremamente baixos.

De acordo com a MetSul Meteorologia, uma massa de ar seco e quente predomina no país, impedindo a chegada da chuva, que fica abaixo das médas. Mas, depois que o calor passar, será a vez de uma frente fria passar pelo país entre os últimos dias do inverno e início da primavera.

Vai ter onda de frio?

A temperatra cai, mas não deve se converter em uma onda de frio, avalia Desireé Brandt, sócia da Nottus Meteorologia. Ela explica que os modelos de previsão apenas sugere uma mudança no atual padrão, de tempo mais quente e seco, sem probabilidade de chuva ou de frios extremo, peo menos até o momento.

“Teremos, então, uma virada para que na segunda quinzena de setembro tenha o início de alguns primeiros sinais de instabilidade. Não será uma mudança brusca, a ponto de trazer uma condição ideal para o início do plantio, mas já deve aumentar um pouco a umidade”, explica a meteorologista.

Previsão do tempo para quarta-feira (4/9)

A meteorologista indica que nesta quarta-feira (4/9) uma frente fria passará de ‘raspão’ pelo Rio Grande do Sul, chegando à São Paulo pelo litoral, mas não será capaz de trazer chuvas para o interior do Estado e nem ajudar à combater os focos de incêndio. “Todas as frentes frias que passarão nesta primeira metade do mês serão fracas e, com isso, o clima permanecerá quente e seco”, explica.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê que, em Cuiabá (MT), os termômetros podem chegar à 41ºC nesta quarta, com umidade mínima possível de 15%, prometendo um dia de calor e secura ainda mais intensos que nesta terça (3/9). A mínima na capital mato-grossense fica em 23ºC.

Em São Paulo, a temperatura fica entre 16ºC e 30ºC, com umidade podendo oscilar entre 25% e 80%. Campo Grande, entretanto, é a capital que mais preocupa, com indice de umidade podendo chegar a 10% com calor de até 38ºC.

*sob orientação de Raphael Salomão



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼