A Fox News propôs um debate presidencial entre o candidato republicano, Donald Trump, e a vice-presidente Kamala Harris, no dia 17 de setembro, nesta quarta-feira (24).
O convite para o debate feito pela emissora aconteceria no estado indeciso da Pensilvânia, com os âncoras Bret Baier e Martha MacCallum como moderadores.
Kamala Harris ainda não foi oficialmente indicada como candidata democrata pelo partido mas é cotada como o nome mais provável, uma vez que já garantiu o apoio suficiente de delegados (figura do sistema eleitoral dos Estados Unidos) para a nomeação.
Em cartas às campanhas de Trump e Harris, o presidente da Fox News, Jay Wallace, e a vice-presidente de política, Jessica Loker, disseram que a emissora está “aberta à discussão sobre a data, formato e local exatos – com ou sem audiência”.
A carta também salientou que “apesar de não ter um debate democrata” em 2016 ou 2020, a rede “conseguiu garantir prefeituras com candidatos democratas”, incluindo Hillary Clinton, Bernie Sanders, Pete Buttigieg, Julian Castro, Amy Klobuchar e Kirsten Gillibrand.
A rede também anexou estatísticas e classificações que, segundo ela, apontavam para a sua “força com dados demográficos importantes, como independentes em estados indecisos”.
A campanha de Trump e do presidente Joe Biden já havia concordado com dois debates este ano, um organizado pela CNN em junho e outro pela ABC em 10 de setembro. Não está claro se esse debate ainda ocorrerá agora que Biden desistiu da disputa.
Trump também expressou descontentamento com a ABC e postou anteriormente que deseja que a Fox News hospede o debate em vez da rede de propriedade da Disney. Um porta-voz da ABC News não respondeu imediatamente a um pedido de comentário nesta quarta-feira (24).
Trump disse que quer debate com Kamala
Em uma teleconferência com repórteres na terça-feira (23), Trump disse que “com certeza” deseja debater com Kamala Harris e que “estaria disposto a fazer mais de um debate, na verdade”.
“Eu não concordei com nada. Concordei em um debate com Joe Biden”, pontuou Trump.
“Mas quero debater com ela, e com ela não será diferente, porque eles têm as mesmas políticas. Acho que debater é importante para uma corrida presidencial, realmente acho, você tem uma certa obrigação de debater”, ele acrescentou.
Após a desistência de Joe Biden à reeleição no domingo (21), Kamala Harris tem sido a figura mais especulada para ser o nome do Partido Democrata na disputa presidencial que acontece em novembro nos Estados Unidos.