Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




Fotos impressionantes dos fenômenos climáticos mais estranhos e raros do mundo

Eventos climáticos raros flagrados pelas câmeras



- Advertisement -
Fotos impressionantes dos fenômenos climáticos mais estranhos e raros do mundo –

Como sabemos, o tempo pode ser imprevisível e sempre há algo acontecendo no céu, seja um pôr do sol de tirar o fôlego ou uma tempestade feroz. No entanto, alguns eventos meteorológicos surpreenderiam os observadores mais experientes e até mesmo os cientistas. Mas quais são eles?

De tornados de fogo a sun dogs, esta galeria apresenta alguns dos eventos climáticos mais estranhos e raros do mundo que felizmente foram flagrados pelas câmeras. Curioso? Clique e surpreenda-se.

Nuvens perfuradas –
Acredita-se que nuvens perfuradas apareçam quando a temperatura da água nas nuvens está congelando, mas sem formar gelo.
Nuvem perfurada –
Quando cristais de gelo se formam em nuvens perfuradas, isso pode levar a gotículas de água evaporando e deixando um enorme buraco para trás.
Rolo de neve –
Rolos de neve são formados da mesma maneira que uma bola de neve. O vento pega um pouco de neve e a rola pelo chão, onde acumula mais neve antes de parar. Os rolos de neve têm sua aparência distinta porque as camadas mais finas são levadas pelo vento à medida que se formam.
Rolo de neve –
Rolos de neve são raros porque exigem condições climáticas perfeitas. A neve precisa estar molhada o suficiente, mas não tanto que grude no chão.
Tornados de fogo –
Tornados de fogo, ou redemoinhos de fogo, são vórtices que sugam gases e materiais combustíveis. Eles são mais comuns em incêndios florestais de grande escala. A temperatura dentro deles pode chegar a mais de 1.000 graus Celsius.
Rajada descendente –
Rajada descendente, ou downbursts, são o oposto de um tornado, pois produzem ventos descendentes que se espalham rapidamente quando atingem o solo. Microbursts são versões menores de downbursts, também chamados de microexplosões.
Sprites –
Sprites são um tipo de descarga de plasma frio que ocorre acima de uma nuvem de trovão como uma forma de equilibrar as cargas de raios positivas liberadas entre a nuvem e o solo.
Sprites –
Os sprites ocorrem a cerca de 50 a 90 quilômetros acima da Terra, então imagens deles raramente são capturadas.
Tornados gêmeos –
Tornados gêmeos são formados a partir da mesma supercélula de tempestade. Dois funis podem ser visíveis se um novo tornado se forma enquanto o outro morre ou quando um funil é tão forte que outro funil menos poderoso pode se formar a partir dos vórtices que estão sendo gerados pelo primeiro.
Nuvens estratosféricas polares –
Nuvens estratosféricas polares se formam em condições muito frias e em grandes altitudes. À medida que a luz do sol passa através das gotículas de água, ela difrata, criando um belo espectro de cores. Em dezembro de 2023, um raro avistamento desse tipo de nuvem ocorreu no Reino Unido.
Ondulações Kelvin-Helmholtz –
As ondulações Kelvin-Helmholtz ocorrem quando duas camadas diferentes de ar estão se movendo em velocidades diferentes. Quando a camada superior de ar está se movendo a uma velocidade mais alta do que o ar de nível inferior, ela pode formar o topo de uma camada de nuvens existente em uma forma de rolamento semelhante a uma onda.
Trombas marinhas –
Trombas marinhas ou trombas d’água são tornados que se formam sobre a água ou se movem da terra para a água. Quando o tempo está bom, as trombas d’água são um tipo menos perigoso de tromba marinha, pois são muito fracas e duram apenas alguns minutos.
Arco-íris branco –
Um arco-íris branco é semelhante a um arco-íris, mas aparece em condições de nevoeiro em vez de chuva. Quando a luz do sol passa através das gotículas de água de neblina, elas aparecem brancas em vez de coloridas.
Raio globular –
Raios globulares geralmente ocorrem perto do solo durante tempestades. Cientistas não sabem ao certo o que causa os raios globulares, mas as explicações incluem ar ou gás se comportando de forma anormal e fenômenos de plasma de alta densidade.
Nuvem morning glory –
As nuvens morning glory parecem enormes tubos no céu. Elas podem medir até 965 quilômetros de comprimento e são mais prováveis de serem observadas no Golfo de Carpentária, na Austrália.
Pedras de granizo gigantes –
Pedras de granizo gigantes, ou bombas de gelo, caem do céu durante tempestades severas. Elas são formadas a partir de granizo de tamanho normal que coleta gotículas de água que congelam à medida que caem.
Nuvens Mammatus –
As nuvens mammatus têm um grande conteúdo de água ou gelo que cria sua aparência única, semelhante a uma bolha. A presença dessas nuvens geralmente significa que o tempo severo está a caminho.
Supercélula –
Supercélulas são um tipo de tempestade convectiva que consiste em uma corrente ascendente em rotação chamada mesociclone. Elas geralmente produzem granizo pesado, tempestades violentas e tornados.
Raio verde –
Os raios verdes são um fenômeno óptico possível de ver logo após o pôr do sol ou antes do nascer do sol. Eles geralmente ocorrem sobre o mar, quando a luz é refratada através de camadas da atmosfera inferior. Os raios verdes duram apenas um ou dois momentos.
Halos solares –
Os halos solares aparecem quando cristais de gelo em finas nuvens cirrus refletem a luz solar, criando a ilusão de um anel ao redor do sol.
Sun dogs –
Assim como halos solares, os sun dogs são formados quando há finas nuvens cirrus no alto do céu, porém o sol precisa estar perto do horizonte. Quando os eixos de luz estão alinhados verticalmente, eles criam manchas de luz que aparecem em ambos os lados do sol.

 

 



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼