A votação aberta ao público referente ao Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do governo de Rondônia, acontece de 2 a 4 de dezembro de 2024, em formato online. A mudança se deve ao contingenciamento orçamentário estabelecido pelo Decreto nº 29.321/2024 e à situação de emergência declarada pelo Decreto nº 29.417/2024, decorrente dos impactos das queimadas florestais. O evento busca promover a cultura escolar por meio de cinema, dança, artes visuais, música e teatro, reforçando o tema desta edição: “Brasilidade”.
O festival promove a valorização da cultura escolar em diferentes linguagens artísticas, incentivando a troca de experiências entre estudantes, educadores e artistas da Rede Estadual de Ensino. Os segmentos contemplados incluem cinema: animação, documentário e ficção; dança: solo/duo e conjunto; artes visuais e fotografia; música: canto, instrumental, grupo vocal e banda; e teatro. O resultado final será divulgado no dia 6 de dezembro, no canal da Mediação Tecnológica no YouTube.
Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e Lei Estadual nº 4.239/2018, o Fera 2024 será transmitido ao vivo pela plataforma oficial do festival que pode ser acessada pelo link https://fera.seduc.ro.gov.br/, onde o público poderá participar na escolha dos vencedores entre 2 e 4 de dezembro. A organização destaca a colaboração da Superintendência Regional de Educação (Super), das escolas estaduais e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), que desenvolveu o site de votação, garantindo uma experiência acessível e interativa.
“O Fera é uma
oportunidade de valorizarmos nossos talentos estudantis, incentivando a diversidade cultural e identidade nacional. Rondônia se destaca por transformar desafios em soluções inovadoras, como o formato online que conecta estudantes e comunidade em uma celebração única”, ressaltou o governador Marcos Rocha.
COMPROMISSO
A secretária da educação, Ana Pacini, salientou o caráter educativo e transformador do evento. “Este festival demonstra o engajamento da Seduc com a formação integral dos nossos estudantes, utilizando a arte como ferramenta de aprendizado e expressão. Mesmo em tempos desafiadores, a educação permanece como prioridade.”
INOVAÇÃO
A gerente de arte e cultura escolar, Sabrynne Sena, destacou a inovação do tema desta edição. “A escolha do tema ‘Brasilidade’ reflete a riqueza cultural do Brasil e proporciona aos estudantes a chance de explorar a diversidade de tradições, histórias e expressões artísticas que formam a identidade do nosso país.”