Max Verstappen transformou o Grande Prêmio da China em mais um espetáculo de sua dominância nesta temporada da Fórmula 1, garantindo não apenas a vitória na corrida sprint, mas também cravando sua quinta pole position consecutiva. O piloto da Red Bull Racing, que tem mostrado uma consistência impressionante tanto nos domingos quanto nos sábados, liderou com uma vantagem confortável de três décimos sobre seu companheiro de equipe, Sergio Perez.
Fernando Alonso, da Aston Martin, foi o mais próximo de desafiar os RB20, terminando a meio segundo de Verstappen e mostrando-se o mais competitivo entre os adversários. A Red Bull, mais uma vez, reforçou que, mesmo nas sessões de qualificação, eles estão em um patamar distinto, sem rivais à altura por enquanto.
“Depois da corrida sprint, tivemos mais algumas ideias para o carro e acho que ele funcionou ainda melhor na qualificação”, comentou Verstappen logo após a sessão. “Estou definitivamente muito feliz com o desempenho durante toda a qualificação. O carro estava realmente agradável de pilotar e também em Q3, aquela última volta foi bastante decente.”
Diferentemente da qualificação para a sprint, que foi marcada por condições chuvosas na sexta-feira, o sábado permaneceu seco, para a alegria de Verstappen. “Estou muito feliz por pilotar aqui no seco. As condições estavam bastante boas, então foi muito divertido”, concluiu o holandês.