O Primeiro prefeito eleito de Ji-Paraná, Roberto Jotão, morreu nesta sexta-feira. O corpo será velado a partir das 14 horas na Câmara Municipal. Diversas autoridades do município e do Estado externaram suas condolências e solidariedade aos familiares do Sr. Roberto Jotão.
Primeiro prefeito eleito em 1982, Jotão tinha como vice o radialista Valdemar Câmara. Seu mandato durou de 1983 a 1988 em razão de, naquele ano, os mandatos de prefeito serem prorrogados por mais dois anos para que não houvesse coincidência entre as eleições para prefeito e governador em 1986.
Pioneiro em Ji-Paraná, Jotão afirmara certa vez, em homenagem que recebera na Câmara Municipal, que ele foi o fundador do 2º distrito, onde o mesmo seguiu a topografia do aterro da ponte sobre o Rio Machado, por dentro da mata, até a estaca zero e foi ali que ele marcou uma quadra onde iria instalar futuramente um posto de gasolina.
Nesse local ele conta que também abriu a primeira rua, à qual deu o nome de Dr. Fiel. Também construiu a primeira escola, a Escola Isolda Dr Júlio Guerra. Ele recebera a ajuda de amigos que acreditaram no progresso de Ji-Paraná.
Empresário bem sucedido, João ainda teria um cargo político em 1996, quando foi eleito vice-prefeito na chapa do prefeito Ildemar Kussler, ex-deputado federal, que acabou eleito prefeito na disputa daquele ano.
Roberto Geraldo Botão é natural de Pederneiras (SP), e fez a primeira viagem para o Território Federal de Rondônia, em 1962, dois após a abertura da rodovia BR-29 (hoje BR-364). Em 1966 viajou por todo o então território até decidir-se por ficar em Vila de Rondônia, hoje Ji-Paraná.