Aconteceu nesta quinta-feira,11 de abril, a solenidade do início da Colheita do Cacau em Rondônia. O evento aconteceu na linha 608, altura do km 06, em Jaru (RO), na propriedade do senhor Gilmar Lúcio da Silvia e teve início às 8h.
O evento terminou por volta das 14h e reuniu diversas autoridades, como o prefeito João Gonçalves Junior, o deputado estadual Dr. Luíz do Hospital, dentre outras autoridades constituídas.
Foi oferecido um café da manhã antes da palestra sobre o I.G do Cacau, a poda, a nutrição, a fermentação, a secagem e o ato solene. Vários produtores de cacau de Jaru e da região, compareceram. O evento foi sucesso absoluto!
Francisco Hildemburg Costa Bezerra (Chiquinho da Emater), que extensionista rural, falou sobre a importância do evento para Jaru. Ele destocou que o objetivo é oferecer aos produtores, técnicas de melhoramento do cacau clonal produzido no estado.
Atualmente, Jaru é o maior produtor do estado, seguido por Buritis (RO) e Ouro Preto do Oeste (RO). Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a ideia é promover a “adoção de técnicas de melhorias da qualidade do cacau rondoniense”.
Em novembro de 2023, o cacau produzido em Rondônia recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) na espécie Indicação de Procedência (IP). O registro foi publicado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
Rondônia foi destaque, pelo segundo ano consecutivo, no “Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade”, realizado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC).
O produtor Deoclides Pires da Silva, de Jaru e o produtor Robson Tomaz, de Nova União (RO), foram campeões do Concurso Nacional, que aconteceu em 2023, em Ilhéus (BA).