Na ocasião, foram premiadas com um certificado e um kit ‘Viaja Rondônia’, as estudantes Eloisa Bentes Ramos, Amanda Moura Marques, Mariah Eduarda de Freitas Bittencourt, Ana Clara Cerqueira da Silva, Ana Beatriz Mascarenhas Nonato, Rafaela Gomes Nascimento Rodrigues, Eryane Oliveira Marques, Letícia Alencar Soares Dos Santos e Anna Júlia Borba Giunco.
Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, a poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares da humanidade. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e imaginação, o poema tem o poder de transmitir conhecimento e valores. “A leitura e a escrita são suas aliadas. Não parem de escrever!”, ressaltou aos estudantes presentes na premiação.
ETAPAS
O concurso foi realizado em etapas que iniciaram com a produção de poesias à mão livre dentro da temática, passando por uma comissão julgadora composta por três professores de cada escola, que ficaram responsáveis por escolher três poesias para representá-las, e encaminhá-las às Coordenadorias Regionais de Educação – CREs de sua jurisdição.
Por meio de uma comissão julgadora, foram selecionados os dois primeiros lugares de cada ano de ensino das escolas participantes, até chegar às poesias finalistas, que passaram por uma análise para verificação dos critérios estabelecidos no edital, os quais foram: criatividade e originalidade, adequação ao gênero literário; correção linguística: morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação e desenvolvimento do tema.
VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, este concurso tem contribuído com a valorização do patrimônio geográfico e cultural do estado de Rondônia. “É uma iniciativa que ajuda a difundir o potencial turístico da nossa região. Esta sempre foi uma prioridade de nossa gestão”, ressaltou.
CITY TOUR
Todos os estudantes foram premiados com um ‘city tour’ nos pontos turísticos de Porto Velho. Segundo o superintendente de turismo Gilvan Pereira, “A atividade turística é sem dúvida uma das formas mais atrativas para se adquirir conhecimento cultural e histórico. Este passeio é uma forma de reconhecer os esforços e o talento desses estudantes”, finalizou.