Uma nova pesquisa sugere que ouvir música pode acelerar a recuperação de pacientes após uma cirurgia. O estudo, liderado pela Faculdade de Medicina da Universidade Northstate da Califórnia, analisou 35 estudos anteriores sobre o impacto da música no pós-operatório.
De acordo com o Daily Mail, os resultados indicam que o simples ato de ouvir suas músicas favoritas pode reduzir a dor e a ansiedade dos pacientes durante a recuperação.
A pesquisa revelou que os pacientes que ouviram música tiveram uma redução de até 19% nos níveis de dor e 3% na ansiedade.
Além disso, esses pacientes utilizaram menos da metade da quantidade de morfina em comparação aos que não ouviram música no primeiro dia após a cirurgia. Também foi observada uma diminuição na frequência cardíaca, cerca de 4,5 batimentos por minuto a menos, o que é essencial para uma boa recuperação.
Segundo os pesquisadores, a música pode ajudar os pacientes a relaxarem logo após acordarem da anestesia. Eldo Frezza, autor sênior do estudo, destacou que a música oferece uma transição suave para o estado de alerta, sem exigir grande esforço físico ou mental por parte dos pacientes, como outras terapias mais ativas.
Os especialistas acreditam que, futuramente, novas pesquisas devem explorar o uso da música no ambiente cirúrgico e em unidades de terapia intensiva, visando novos avanços na área.